Donald Trump discursou na madrugada de quarta-feira (06), em frente aos seus apoiadores em um resort de luxo em Palm Beach, Flórida. Ainda durante o processo de apuração dos votos americanos, o candidato se declarou vencedor e prometeu trazer uma nova “era de ouro” para o país e fechar as fronteiras. Dados da Associated Press confirmam que o candidato alcançou os votos que precisava para assumir o cargo, com 277 delegados a seu favor. O candidato não citou a adversária Kamala Harris.
Apuração das urnas americanas
Durante a fala de Trump, um pouco antes das 2h30 no horário local, a apuração apontava 267 delegados a favor de Trump. Nas eleições norte-americanas, é necessário ter 270 membros do Colégio Eleitoral para se garantir a vitória, e a confirmação desse número veio poucas horas após seu discurso, após a apuração do estado de Wisconsin.
A confirmação da vitória de Trump nos chamados estados-pêndulo, aqueles que a dominância da dicotomia republicano/democrata varia e o resultado é imprevisível, ajudou a confirmar a vitória de Trump antes do anúncio oficial. Trump triunfou em estados importantes, como Pensilvânia, Carolina do Norte, Nevada e Geórgia, onde também ganhou de Kamala na escolha popular. O presidente reeleito classificou a vitória como o maior movimento político de todos os tempos.
Donald Trump é eleito como o novo presidente dos Estados Unidos, com 277 delegados a seu favor (Foto: reprodução/Chip Somodevilla/Getty images embed)
“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, disse Trump. Sua fala incluiu as promessas de fechar as fronteiras do país, cortar impostos e reduzir o déficit, que subiu para 6,4% do PIB, somando 1,9 trilhão de dólares. Donald Trump ainda agradeceu ao seu více, J.D. Vance, e declarou amor ao empresário Elon Musk, que foi um dos grandes patrocinadores do republicano. “Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los.”
As promessas de Trump
Donald Trump afirmou que os EUA precisam fechar as fronteiras, mas que isso não impediria que as pessoas visitassem o território, mas de forma legal. Durante seus esforços de campanha, o candidato prometeu fazer a maior deportação em massa da história americana, pois ele afirma que o aumento da criminalidade no país está relacionada com a imigração ilegal. Trump também prometeu melhorar a economia americana, melhorando os indicadores econômicos, e sugeriu que Robert Kennedy Jr, faça parte da gestão de saúde.
O republicano ainda frisou que recebeu votos de vários segmentos da população, incluindo afroamericanos, hispânicos e árabes, que normalmente votam no Partido Democrata. Trump pediu que todo o país se junte à ele em sua jornada, que era hora de unir o país. Trump também citou o atentado à sua vida, que Deus o poupou para que pudesse assumir a presidência. “Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir.”
Trump, juntamente com o vice JD Vance, afirma que seu slogan será “promessas serão cumpridas” (Foto: reprodução/Stephen Maturen/Getty images embed)
Trump será o 47º presidente norte-americano e deve assumir o cargo em 20 de janeiro de 2025. Ele será o segundo presidente a ter dois mandatos não consecutivos e, aos 78 anos, também será o mais velho a assumir o cargo, superando Joe Biden. Mesmo eleito, Trump ainda terá que responder à Justiça, pois é réu em três processos diferentes que possuem diversas acusações, incluindo fraude contábil e crimes sexuais.