Trend do TikTok incentiva consumo consciente de produtos de beleza através da #ProjectPan 

Conheça o movimento onde criadores de conteúdo vão contra o consumismo proliferado e ditam novas regras transformadoras

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
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Foto destaque: #ProjectPan: trend contra consumismo no TikTok (Reprodução/Pinterest/@violetharlow)

O mercado global de beleza e bem-estar está experimentando um dos maiores momentos de crescimento da história. Segundo um estudo feito em junho de 2024, pelo Global Wellness Institute (GWI), essa indústria movimentou cerca de US$ 5,6 trilhões entre 2020 e 2022, e aponta ainda maior crescimento, estimando alcançar US$ 8,5 tri até 2027. Por isso, não é de se espantar que o consumo desenfreado e a rapidez de criação de novos lançamentos, resulte em uma maré de consumismo exagerado, principalmente entre jovens cronicamente online. 

Mas como todo grande movimento em massa, sempre gera uma ação na contra-mão, recentemente está viralizando na plataforma TikTok, a hashtag Project Pan, ou Makeup pan, uma iniciativa que incentiva consumidoras a aderir a consumo mais consciente de produtos de beleza, transformando sua relação com o mercado.

#ProjectPan

O movimento viral na plataforma consiste em influenciar meninas e jovens adultas – maioria do público conquistado por embalagens charmosas, texturas fascinantes e performances promissoras – a utilizarem seus produtos até o fim, para só então comprarem um item novo.


Vídeo da #ProjectPan (Vídeo: reprodução/TikTok/@paulacristina) 


A tendência promove uma espécie de desafio: as participantes escolhem uma determinada categoria e um produto específico dela e o utilizam até seu fim, para só depois adquirirem um novo – ou aplicar essa mesma abordagem novamente. Como, por exemplo, usar apenas um batom durante um determinado período de tempo, até que o produto acabe.


@jesticacorrea

Estamos nesse momento “pré black friday” pensando nos mil produtor pra comprar, mas e se você olhasse para os produtos esquecidos na sua casa? #projectpan #consumoconsciente #maquiagem

♬ som original – Jess Correa

Vídeo da #ProjectPan (Vídeo: reprodução/TikTok/@jesticacorrea)


O #PorjectPan vai além das maquiagens, abrangendo itens de cuidado pessoal, como produtos para cabelo, perfumes e cremes. Todos sendo utilizados até esgotamento, mas sempre mantendo a atenção para questões de prazo de validade e contra indicações. 

A trend vem viabilizando não só um pensar mais ecologicamente preocupada, com a redução de lixo e uma diminuição do desperdício, como também uma melhora econômica na vida das participantes, que acabam por economizar muito evitando compras por impulso. 

Outro ponto positivo, é o caráter quase que terapêutico da tendência. Muitas das mulheres que aderiram ao movimento, alegaram uma melhora em sua autoestima, após semanas de desafio. O sentimento de satisfação ao esperar o produto acabar, somada a força de vontade para persistir, promove um aumento na autoconfiança.

Magnitude do projeto

Acredita-se que a tendência viral tenha se iniciado muito antes da criação do TikTok, em grupos de discussão na plataforma Reddit, onde nasciam comunidades que proviam o uso do produto até ser possível enxergar o final da embalagem de metal – daí a origem do nome, do inglês “hit the pan”

Mas o seu sucesso claramente alcançou outro patamar quando a #ProjectPan entre os criadores de conteúdo do TikTok, hoje apontada como uma das plataformas que mais influenciam as novas gerações. A hashtag hoje já soma mais de 17 mil publicações ao redor do mundo, incentivando e exemplificando como uma rotina de consumo mais restrita pode resultar em uma satisfação equiparada (e quem sabe, mais duradoura?) a de uma nova compra.