Gabriel Bortoleto confirma favoritismo e é campeão da Fórmula 2 de 2024

Às vésperas de estreia na F1 a partir de 2025, piloto brasileiro conquista título na categoria inferior

Caio Guto Por Caio Guto
3 min de leitura
Foto destaque: Gabriel Bortoleto, prodígio campeão da F2 (Reprodução/Ryan Pierse/Formula Motorsport Limited)

O brasileiro, de apenas 20 anos, conquistou neste domingo (08), seu segundo título na modalidade automobilística de fórmula. Borboleto já havia ganho o título da F3 no ano passado. Em meio à expectativa de estrear na categoria principal pela Sauber, já a partir do próximo ano, o piloto termina o ano com uma temporada extraordinária, gerando bastante otimismo para os torcedores brasileiros, carentes de um representante do país na F1 desde 2017.

Corrida final foi repleta de emoção


Gabriel Borboletto durante GP de Abu Dhabi (Reprodução/Clive Mason/Getty Images)


Em meio a uma temperatura de quase 30 °C em Abu Dhabi, Gabriel precisaria levar a melhor sobre o francês ‘Isack Hadjar’ em uma batalha direta, para conquistar o título tão aguardado. Com uma diferença de 5 pontos entre ambos os pilotos, o vencedor do confronto também seria o vencedor do campeonato. No final, o brasileiro terminou a corrida em segundo colocado, enquanto o piloto francês terminou em 19°, consagrando de vez o prodígio das pistas.

Automobilista se anima com começo vitorioso de carreira

Estando no topo do pódio em duas vezes nesses últimos dois anos, o jovem paulista, em entrevista ao canal Bandeirantes, falou sobre a alegria pelo começo de carreira tão promissor, bem como a sensação de ser o mais novo representante do Brasil na elite do automobilismo.

Tô muito feliz em representar meu país, poder levar por dois anos consecutivos a gente para o topo do pódio, sendo campeão da F3 e da F2. Agora é ir para a Fórmula 1 e fazer bem lá também.


Brasileiro comemora título da F2 (Reprodução/Kym Illman/Getty Images Embed)


O país enfrenta diversos jejuns na modalidade. O primeiro, já exorcizado, seria o de 7 anos sem representantes na categoria master, tabu que será quebrado com a entrada de Gabriel na equipe da Sauber/Audi, porém ainda conta com 15 anos sem uma vitória, bem como 33 anos sem títulos no campeonato, sendo o último conquistado por Ayrton Senna, em 1991.

Por Caio Guto
Seguir
Carioca da gema de 20 anos, atualmente sou graduando em Publicidade e Propaganda, almejando ainda cursar Jornalismo, após o término do curso atual. No geral, me considero uma pessoa criativa, com imensa paixão pela escrita, que se manifesta em diferentes formas, incluíndo principalmente músicas e poemas autorais. Dentro do âmbito jornalístico, o universo esportivo é uma das minhas grandes inspirações, sobretudo o nosso querido futebol. Além disso, sou também fascinado pelo mundo da música e dos videogames, que alimentam minha curiosidade e criatividade, ao mesmo tempo que me proporcionam momentos únicos.