Liberdade do corpo feminino no mundo da moda

Bianca Azevedo Por Bianca Azevedo
3 min de leitura

Final de temporada de moda parisiense na semana do dia (8), e uma coisa pode se afirmar, a liberdade do corpo feminino têm sido uma pauta discutida no mundo freestyle. Com um histórico estrutural, por muitos anos foram criados looks que ficariam bem no corpo das mulheres, mas não para o corpo das mulheres no geral. 

Ao longo da história da indumentária, a praticidade e conforto das peças não era uma prioridade, o foco sempre foi trazer looks com o objetivo de deixar a mulher bonita para os padrões que haviam sido estipulados na época, e replicados por estilistas homens. O que  de fato vem sendo discutido na indústria da moda nos dias atuais. 

Em resposta, a estilista Maria Grazia Chirui foi uma das criadoras que apresentou para a Dior, sua trigésima coleção (entre Couture e Prêt-à-Porter), transmitindo a ideia de uma mulher vestindo outra mulher, com a visão empática de conforto e estilo das peças. 

Um dos destaques para a coleção Primavera/ Verão 2023, é o corset. Uma peça que foi criada no século XVI na Inglaterra, com o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios, mas que na verdade, deixava as mulheres extremamente desconfortáveis, por serem bem apertadas ao corpo. 


Corsét em um dos looks da coleção Primavera Verão Dior 2023 (Reprodução/ Instagram)


De cara nova, a Dior trouxe a peça em seu formato original, mas com uma estrutura mais solta, leve, combinando com looks casuais como uma calça de alfaiataria. Ainda foi trazido para as passarelas, as crinolinas, conhecidas como armação para saias, que na mesma época do corset, era para dar volume à parte inferior dos vestidos, além de estrutura. 


Look com Crinolina da coleção Primavera Verão 2023 Dior (Reprodução/ Instagram)


Ambos os produtos foram atualizados nesta temporada, buscando conforto, e uma nova releitura, focando nas mulheres, e ao mesmo tempo no estilo. Eles foram inspirados na rainha francesa Catarina de Médici, que construiu os Jardins das Tulherias, gerando referências na época como as flores aplicadas nas roupas e as estruturas. 


Look com flores da coleção Primavera Verão Dior 2023 (Reprodução/ Instagram)


Além da Dior, outras marcas como a Balenciaga e a Chanel mudaram suas posições, colocando mulheres  estilistas  como cargo chefe da indústria, com o objetivo de trazer mais produtos focados no gênero feminino, fruto de uma visão feminina, que as entendem. Isso não significa uma tendência, mas uma discussão sobre o bonito e confortável. 

Foto Destaque: Look com crinolina da coleção Primavera Verão Dior 2023 

Deixe um comentário

Deixe um comentário