A tecnologia de geolocalização foi utilizada para encontrar empresário sequestrado na Praia do Canto, em Vitória, que foi localizado na zona rural de Viana, na última quarta-feira (19). De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, o sistema rastreou o celular da vítima. O nome do empresário não foi divulgado por pedido da família. “Nós conseguimos, através dos investimentos que temos em tecnologia, localizar o cativeiro muito rápido, identificar onde estava a vítima e regatá-la com vida e segurança. Quando falamos de inteligência de Israel, é porque eles também têm uma fórmula de nos dar a geolocalização. Temos aqui ferramentas capazes de identificar, mas fizemos parceria também com a inteligência israelense, que nos ajuda também nessas ocasiões,” disse o delegado-geral.
Geolocalização é um recurso que permite identificar a posição geográfica de objetos e pessoas com base em coordenadas via satélite emitidas por sinais de Wi-Fi, radiofrequência, GPS e AGPS. Além da tecnologia de Israel, foram usados também o Cerco Inteligente do Governo do Estado, o Cerco Eletrônico da Prefeitura de Vitória e o da Polícia Federal (PRF). De acordo com a polícia, o sistema israelense rastreou o celular da vítima, que foi encontrada em um matagal, na zona rural de Viana, em Vitória.
Polícia Federal em ação. (Foto: Reprodução/Twitter)
“Quando ele se dirige ao veículo dele, que está no estacionamento, é abordado e rendido através de arma de fogo na traseira do veículo. Eles saem e vão na direção da Praia de Camburi”, revelou o advogado. De acordo com o delegado Maurício Gonçalves, da Delegacia Especializada de Antissequestro (DAS), a vítima saiu de casa e foi para a academia. Após o exercício, ele foi fazer sauna e retornaria para casa, onde a esposa o aguardava.
Foto destaque: A ferramenta de Geolocalização, que é muito utilizada no Brasil, também passa a auxiliar a Polícia. (Reprodução/Twitter)