Whatsapp, Facebook e Instagram, redes sociais mais utilizadas na atualidade apresentaram instabilidade na última segunda-feira (4) e ficaram fora do ar por volta de meio-dia (horário de Brasília) devido a uma falha que aconteceu durante a mudança de estrutura, que é responsável por coordenar o tráfego entre os centros de dados.
Segundo o site Downdetector.com, que é responsável pelo rastreamento de interrupções de serviços, as plataformas ficaram indisponíveis para milhares de usuários. O Facebook foi a primeira mídia social a sair do ar.
O Downdetector informou mais de 50 mil incidentes de pessoas relatando problemas ao tentarem acessar Facebook e Instagram. Esses problemas repercutiram na bolsa de valores de Wall Street, fazendo com que as ações do Facebook, que é dono também do Whatsapp e do Instagram, registrassem uma queda de 5,55%, a um valor de US$ 323,97.
Após a queda das redes sociais, Mark Zuckerberg teve uma perda de US$ 7 bilhões na sua fortuna. (Foto: Reprodução/suno.com.br)
A empresa que pertence ao bilionário Mark Zuckerberg se posicionou no Twitter:
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo do Facebook. Estamos trabalhando para normalizar o funcionamento o mais cedo possível, e pedimos desculpas pelo inconveniente”
https://inmagazine.com.br/post/Precos-do-milho-na-China-devem-cair-devido-a-grande-safra
Devido a uma falha de direcionamento do DNS, o Facebook ficou inacessível e os usuários não puderam usar a rede social. O controle desse domínio é de responsabilidade do Facebook.
O Sistema de Nomes de Domínio (DNS), permite que os endereços da web levem os usuários aos computadores onde estão as informações que eles procuram.
Especialistas em segurança que acompanharam a pane disseram que a interrupção provavelmente foi provocada por um erro de configuração que deixou as direções para os servidores do Facebook indisponíveis.
A empresa reconheceu que seus usuários estavam encontrando dificuldades para acessar os aplicativos, porém o Facebook não forneceu quaisquer especificações sobre a natureza do problema ou quantas pessoas foram afetadas pela interrupção.
Segundo pessoas que acompanhavam essa situação, o Facebook demorou em se posicionar porque funcionários que tentavam resolver o problema perderam o acesso a algumas de suas próprias ferramentas de trabalho durante a falha.
A interrupção afetou um grande número de usuários. O WhatsApp, também caiu para mais de 35 mil usuários, enquanto o Messenger caiu para quase 9.800 usuários.
Após ficarem fora do ar por aproximadamente 7 horas, as redes sociais foram aos poucos sendo normalizadas. Por volta das 18h35, começaram a ficar disponíveis aos usuários, com o Whatsapp ainda apresentando dificuldades para se estabilizar.
Foto destaque: Reprodução/seo10digital.com.br