A Alphabet, controladora do Google, comunicou que a receita feita no terceiro trimestre de 2022 foi de US$ 69,1 bilhões (cerca de R$ 366 bilhões). Comparando com o mesmo período em 2021, teve 6% de alta, porém o que decepcionou o mercado foi que este crescimento foi o menor desde 2013.
Nesta quarta-feira (26), as ações da Alphabet caíram 7% na bolsa de valores de Nova York. A companhia informou que teve lucro de US$ 14 bilhões entre julho e setembro de 2022 nesta quarta-feira (25). Contudo, a expectativa do mercado era maior em relação ao resultado.
Nas receitas publicitárias, o Google teve um pequeno crescimento, para US$ 54,5 bilhões. Entretanto, as receitas por parte do YouTube de publicidade tiveram uma queda de 2%, para US$ 7 bilhões. Os analistas tinham esperança de um avanço que não aconteceu.Os resultados refletem cortes orçamentários dos anunciantes por causa da inflação e da valorização do dólar em relação a outras moedas.
Alphabet, empresa controladora do Google, tem queda de 7% nas ações (Foto: Reprodução/BBC)
“Foi um trimestre difícil para a publicidade digital. Os ventos macroeconômicos contrários foram suficientemente fortes para que o Google diminuísse as contratações para aumentar os seus lucros”, disse Evelyn Mitchell, da Insider Intelligence.
Apesar dos resultados negativos, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, afirma que a empresa segue o caminho certo.
“Estamos focados em investir com responsabilidade no longo prazo e em responder ao ambiente econômico”, reitera Pichai.
Segundo o CFO da Alphabet, Ruth Porat, os resultados financeiros do terceiro trimestre refletem um significativo crescimento em Pesquisa e impulso em Nuvem, apesar de serem afetados pelo câmbio.
“Estamos trabalhando para realinhar recursos para alimentar nossas maiores prioridades de crescimento”, explicou Ruth Porat.
Importante ressaltar que o Google tem realizado diversos cortes. A empresa com foco em tecnologia de mecanismos de busca cancelou o projeto do notebook Pixelbook. Também, cortou investimentos na incubadora Área 120. No último mês, a empresa disse que fecharia seu serviço de jogos digitais Stadia.
Foto Destaque: Google tem menor crescimento desde 2013. Reprodução/Unsplash