Diretora de sustentabilidade da Toyota afirma que as montadoras que só tiverem carro a combustão vão desaparecer

João Victor Oliveira Por João Victor Oliveira
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Segundo Viviane Mansi, diretora de sustentabilidade da Toyota do Brasil, os consumidores não têm interesse em comprar produtos que não correspondam com seus preços. Então, para ela é necessário fazer investimentos em ESG. De acordo com Mansi, caso as montadoras só tenham carros a combustão no portfólio, estas com o tempo não vão fazer mais parte do mercado, pelo fato de que as expectativas e requisitos da sociedade estão sendo atualizados. A diretora entende que é necessário que as empresas fiquem mudando as ideias conforme o tempo para que consigam se manter competitivas dentro do mercado.

“É necessário trabalhar o lucro com propósito”, diz Mansi. 

Segundo Viviane Mansi, uma empresa do tamanho da Toyota precisa ter bastante responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente. Além disso, reitera a importância da Toyota no mercado e que o ESG é fundamental no processo de evolução das montadoras, mesmo que algumas pessoas não achem interessante para os negócios.


Viviane Mansi, diretora de sustentabilidade da Toyota do Brasil (Foto: Reprodução/B2 Mídia)


A Toyota até 2050 tem a meta de cumprir seis desafios ambientais, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono e o aquecimento global. Essas demandas foram feitas pelo Acordo de Paris.

“Estamos comprometidos com essas iniciativas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, diz Mansi. 

Os investimentos feitos para que as demandas sejam cumpridas são altos e provavelmente demorarão para serem quitados. 

“Mas compromisso é compromisso”, relatou a executiva.

As costureiras, além de receberem cintos, resíduos produzidos pela montadora, como airbags, elas ganham tecidos automotivos e uniformes como matérias-primas. A fabricante de automóvel japonês doa os resíduos e faz investimentos para qualificar o trabalho dessas mulheres e realiza a compra dos produtos produzidos. Segundo Mansi, esse processo auxilia na economia circular. Além do mais, outras pautas estão ativas como: ecologia industrial, consumo consciente e empoderamento feminino. Dessa forma a empresa consegue atrair mais clientes e manter uma relação transparente com o consumidor.

 

Foto Destaque:  Logo da Toyota. Reprodução/Pixabay

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