Hillary Clinton critica Trump por taxar em 50% produtos brasileiros
A advogada e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton se posicionou através da rede social Bluesky de forma contrária à escolha do presidente americano Donald Trump de taxar em 50% produtos brasileiros. Clinton afirmou que a medida, que começará a valer a partir do dia 1º de agosto, fará com que os estadunidenses […]
A advogada e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton se posicionou através da rede social Bluesky de forma contrária à escolha do presidente americano Donald Trump de taxar em 50% produtos brasileiros. Clinton afirmou que a medida, que começará a valer a partir do dia 1º de agosto, fará com que os estadunidenses paguem mais caro na carne bovina. Ela ainda disse que Trump quer “proteger seu amigo corrupto”, em referência à Jair Bolsonaro.
A advogada adicionou à postagem um link para uma matéria do New York Times. O título da publicação do jornal diz “Trump promete tarifa de 50% contra o Brasil, citando ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro”.
Carta para Lula
Em carta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump mencionou o processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado. O republicano também citou o que chamou de “ordens de censura às mídias sociais” para justificar a taxação.
Presidente americano Donald Trump (Foto: reprodução/Win McNamee/Getty Images Embed)
A tarifa de 50% sobre produtos do Brasil é a mais alta da série de taxações impostas por Donald Trump.
Trump defende Bolsonaro
O presidente americano já defendeu Jair Bolsonaro em outras postagens nas redes sociais. O republicano se referiu ao julgamento do STF como uma “caça às bruxas”. Trump já usou a expressão outras vezes para falar sobre seus próprios processos. Ele também apelou para que deixassem Bolsonaro “em paz”.

Além de criticar as tarifas, Hillary Clinton também falou sobre as taxações que os “Republicanos no Congresso decidiram ceder o seu poder sobre a política comercial para ele (Donald Trump)”. Durante o governo Barack Obama, Clinton foi secretária de Estado dos Estados Unidos e representou o Partido Democrata nas eleições de 2016, quando Donald Trump foi eleito para seu primeiro mandato.
