Trump faz nova ameaça ao governo do Brasil e diz acompanhar de perto o julgamento de Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, novamente faz ameaças ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As críticas do americano são principalmente direcionadas ao tratamento que o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem recebido nos últimos anos. De acordo com Trump, […]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, novamente faz ameaças ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As críticas do americano são principalmente direcionadas ao tratamento que o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem recebido nos últimos anos.
De acordo com Trump, o julgamento de Bolsonaro, por suposta tentativa de golpe de estado, é injusto e um atentado contra a democracia brasileira.
Uma nova ameaça
O subsecretário para Diplomacia Pública da Secretaria de Estado dos EUA, Darren Beatie, em um post em seu perfil no X (antigo Twitter), expondo as novas ameaças de Trump ao governo brasileiro, após decretar uma taxação de 50% aos produtos importados do Brasil. O americano declarou que as ações do STF contra o ex-presidente, Jair Bolsonaro, eram consideradas antidemocráticas.
Essa declaração de Trump foi emitida no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República irá apresentar as alegações finais do julgamento do ex-presidente do Brasil, acusado de tentativa de golpe de estado. O americano disse que estará acompanhando a situação de Bolsonaro de perto.
As tarifas de Trump
O presidente Donald Trump, anunciou na última quarta-feira (9), que iria aplicar uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros destinados aos EUA. Essa ação deve entrar em atividade à partir do dia 1° de agosto. O americano enviou uma carta para o presidente Lula, explicando o motivo da taxação.
Donald Trump falando em frente à mídia jornalística (Foto: reprodução/Al Drago/Bloomberg/Getty Images Embed)
Trump afirma que as tarifas impostas são devidas ao julgamento de Bolsonaro, que Trump disse ser um tipo de “caça às bruxas”, e um atentado à democracia brasileira. Ele também declarou que o Brasil está descumprindo os acordos comerciais com os Estados Unidos, algo que foi desmentido.
