Richarlison brilha e Brasil vence Sérvia na estreia da Copa do Mundo

Maurício de Freitas Por Maurício de Freitas
5 min de leitura

Em partida válida pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira vence a Sérvia pelo placar de 2 a 0, espantando a “zebra” solta no Catar e justifica seu patamar de seleção postulante ao título mundial. Com dois gols, Richarlison foi o grande nome da vitória.


Com belo voleio, Richarlison marca gol da vitória do Brasil contra Sérvia. (Fotografia: Reprodução/Instagram)


Em clima quente no Lusail Stadium, os comandados do técnico Tite mostraram que os dias de treino foram produtivos, visto que o treinador apostou em uma escalação inédita para a estréia: Lucas Paquetá recuou para jogar na função de segundo volante, enquanto Vini Jr ganhou a oportunidade de ser o ponta-esquerda titular. Dessa forma Neymar ganharia ainda mais versatilidade no meio, que com passes mais refinados, assemelharia ainda mais com seu formato de jogo no PSG.

No primeiro tempo o fator nervosismo aparentemente foi o principal obstáculo de ambas as equipes, no qual a produtividade ofensiva ficou aquém, tendo um jogo truncado e monopolizado no meio de campo, sem tantas chances para ambas as seleções. Após intervalo e com o time que iniciou o jogo, o Brasil controlou as jogadas, com o mesmo sistema defensivo sólido que já havia sido visto no período pré Copa. O capitão Thiago Silva e Marquinhos pouco foram testados ao longo do jogo, e os laterais da Juventus, Alex Sandro e Danilo, cumpriram bem a função pelas laterais. Um ponto a ser citado foi a ausência de Dani Alves do time titular, muito criticado por estar entre os convocados. 

O segundo tempo iniciou parecendo uma repetição do primeiro tempo, mas logo os comandados de Tite mudaram o roteiro e foram mais incisivos na linha ofensiva, que aos 16’ saíram na frente após grande jogada ofensiva de Neymar, em que a bola sobrou para Vini Jr. que chutou a gol e mesmo com a defesa do goleiro Vanja, o atacante Richarlison marca no rebote. Méritos para o ‘Pombo’ que mesmo tendo dificuldades durante o jogo contra os altos zagueiros sérvios, foi persistente e afirmou sua importância vestindo a amarelinha.


Melhores momentos de Brasil 2 x 0 Sérvia. (Video: Reprodução/CaséTv)


A estrela de Richarlison brilhou de novo aos 27’, que após receber passe de Vini Jr., dominou e girou batendo para o gol com lindo voleio. Com o gol, Richarlison se torna o artilheiro do Brasil no ano, com 9 gols. O atacante quebrou a ‘zica’ recente em que o jogador que impunhava a 9 da seleção não marcava em copas.

Fator preocupante no jogo acabou sendo Neymar, que saiu de campo aos 37’ chorando, com dores no tornozelo direito. O atacante foi o jogador que mais sofreu faltas na Copa até o momento, totalizando 8.

Com a vitória concretizada, o Brasil conquistou três pontos na busca do acesso às oitavas pelo Grupo G. Na próxima rodada, na segunda feira (28), a seleção brasileira enfrentará a Suíça as 11h (horário de Brasília), que vem embalada por vitória sobre Camarões por 1 a 0, que medirá forças contra a Sérvia as 07h (horário de Brasília).

Ficha técnica: Brasil  x  Sérvia (1ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2022)

Elenco do Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Martinelli), Neymar (Antony), Vini Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite

Elenco da Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic) e Mladenovic (Vlahovic); Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojkovic

Arbitragem: Alireza Faghani (Irã), Mohammadreza Mansouri (Irã), Mohammadreza Abolfazli (Irã), Abdulla Al-Marri (Catar).

Foto Destaque: Jogadores do Brasil comemoram gol de Richarlison (Reprodução/Instagram)

Residente da Baixada Fluminense, mais precisamente do município de Belford Roxo, encontrei no jornalismo a caminho para dar voz aos menos ouvidos. "Jornalismo que te move".
Deixe um comentário

Deixe um comentário