Os bombeiros de Santa Catarina que foram enviados para o Paraná seguem prestando apoio no acidente que ocorreu na segunda-feira, (29). O deslizamento de terra que aconteceu próximo à divisa de Paraná e Santa Catarina, já matou pelo menos duas pessoas e arrastou cerca de 15 carros e 6 caminhões na rodovia BR-376 em Guaratuba (PR), e fica a 36 km de distância da divisa dos dois estados. O número de vítimas é considerado incerto pelo governo estadual da área atingida.
Para agir nessa emergência, equipes de socorristas de Paraná e Santa Catarina agem em conjunto, com cães farejadores e drones, desde segunda-feira. O corpo de bombeiros de Santa Catarina enviou uma equipe da cidade de Garuva que estava de plantão e, também, duas equipes especializadas em atendimentos extremos, elas possuem equipamentos específicos para a ocasião, para facilitar o acesso a área com deslizamentos, resgates de vítimas e até mesmo resgates de veículos que ficarem presos no deslizamento. Além disso, foram enviadas duplas de bombeiros e cães farejadores, denominados binômios, que são especializados na busca de pessoas desaparecidas.
Corpo é encontrado pela equipe de bombeiros em deslizamento. (Foto:Reprodução/SCHoje.news)
Inclusive, foram enviados para prestar apoio:
– 40 bombeiros
– Cães farejadores
– 12 viaturas
– Drones
Devido ao grande volume de chuva que ocorre nessa época do ano, a Defesa civil faz orientações para precaver acidentes e evitar ao máximo que haja vítimas, principalmente em grande número, em caso de deslizamentos de terra e alagamentos:
Em casos de deslizamentos, fique atento com a inclinação de postes e árvores; aparecimento de rachaduras nas paredes; qualquer movimento de terra próximo às residências, principalmente aquelas próximas a barrancos e morros.
Se presenciar um alagamento, evite ao máximo ter contato com a água; evite passar por pontes que estavam alagadas; manter atenção redobrada sobre crianças; não dirigir em regiões alagadas.
Foto Destaque: Deslizamento de terra que ocorreu na noite desta segunda-feira (28) na BR-376, na divisa entre Santa Catarina e o Paraná. Divulgação/ PRF