Conheça algumas das tecnologias utilizadas pelo Catar na Copa do Mundo

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

Ontem (18/12) foi a final da Copa no Mundo realizada no Catar, a final foi cheia de emoções para os amantes de futebol e para aqueles que acompanharam o jogo entre a França e Argentina. No final o time da América do Sul levou a taça e se tornou tri campeã no mundo.

Em época de Copa do Mundo, os olhos do mundo se voltam para o país que está sediando o evento. E, desta vez todos se voltaram para o Catar, não só para os jogos, mas também para a cultura, costumes e tecnologias no país.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>É daqui a pouco! <br>O público vai chegando no Estádio Lusail e você vai chegando com a gente para uma cobertura completa de tudo sobre a final da <a href=”https://twitter.com/hashtag/CopaDoMundoFIFA?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#CopaDoMundoFIFA</a> <a href=”https://t.co/xAnHObQDKf”>pic.twitter.com/xAnHObQDKf</a></p>&mdash; Copa do Mundo FIFA  (@fifaworldcup_pt) <a href=”https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1604466963853414402?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Torcedores aguardam início de partida no Catar


Para que o evento ocorresse da melhora forma possível, o país precisou se adaptar e utilizar algumas tecnologias. Segundo a Forbes, o país lançou mão de algumas funcionalidades, como integração de sistemas e acesso a ingressos, disponibilidade de internet 5G, tecnologia dos painéis visuais, simuladores e conexões figital (integração do físico com o digital).

O sócio da Sponsorb, professor e especialista, Fernando Moulin, acompanhou de perto as tecnologias usadas pelo Catar na Copa do Mundo, para ele o acesso aos ingressos de forma digital foi uma das novidades do evento deste ano. Em 2018, os ingressos eram gerados de forma impressa, diferente deste ano que foram gerados eletronicamente pelo aplicativo criado pelo país, o HAYYA.

Outra tecnologia que agradou quem estava assistindo aos jogos de pertinho, foi a cobertura 5G, dessa forma era possível acompanhar as transmissões dos jogos em tempo real pelos celulares.

Para Fernando, o país deu uma goleada quando se fala em painéis visuais. Segundo ele, havia um telão interativo onde era possível acompanhar, em tempo real, os placares, propaganda e informações.

Com os simuladores e conexões figitais (integração do físico com o digital), era possível participar de uma partida de futebol com os colegas, vivenciar de pertinho a emoção de ser um jogador de futebol. Fernando acredita ainda que essa tecnologia com simuladores deve chegar ao Brasil em breve.

Foto destaque: Estádio que sediou a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Reprodução/Flirck: Fundación Cajasol

Deixe um comentário

Deixe um comentário