Google apresenta ferramenta para decifrar a caligrafia de médicos

Júnior Pereira Por Júnior Pereira
3 min de leitura

O Google apresentou, nesta segunda-feira (19), na conferência anual Google for Índia, uma ferramenta que promete facilitar, e muito, a vida de milhões de pessoas. A big tech divulgou um projeto de IA capaz de ler caligrafias difíceis, especialmente daquelas presentes em prescrições médicas.

A nova funcionalidade ainda está em desenvolvimento e não tem data prevista para ser lançada. A empresa ainda disse que está trabalhando em conjunto com diversos representantes da indústria farmacêutica para criar a ferramenta, que será acionada por meio do já existente Google Lens, disponível para iOS e Android.

A Google ainda aproveitou a conferência para mostrar e simular como seria seu funcionamento. Segundo Manish Gupta, diretor de pesquisa do Google India, “ainda há muito trabalho a ser feito antes que o sistema esteja pronto para o mundo real”, conforme apurou o Insider.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>We’ve started working on the complex process of identifying what’s written on medical prescriptions by building an assistive model to digitise it, using AI, for medical healthcare professionals.<a href=”https://twitter.com/hashtag/GoogleForIndia?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#GoogleForIndia</a> <a href=”https://t.co/XD8YwJ6HBr”>pic.twitter.com/XD8YwJ6HBr</a></p>&mdash; Google India (@GoogleIndia) <a href=”https://twitter.com/GoogleIndia/status/1604787175274713088?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 19, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


“Isso funcionará como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando os humanos no circuito, como farmacêuticos”, explicou a companhia em comunicado.

O leitor de caligrafias ruins deverá interpretar o conteúdo presente em sua receita em tempo real ou a partir de fotos da galeria, assim como o Google Lens já faz atualmente. Assim que que o conteúdo for analisado, a plataforma apresentará uma “tradução” dos medicamentos e doses especificados.

A nova funcionalidade da gigante das pesquisas é fundamental para a humanidade. Segundo a Time, citando um estudo de 2006 do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciência, uma interpretação errada das caligrafias médicas nas prescrições podem levar a consequências fatais em alguns pacientes. O estudo ainda apontava que o erro de compreensão de escrita havia sido responsável por mais de 7.000 mortes por ano, além de também ter provocado transtornos para mais de 1,5 milhão de norte-americanos.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento e em fase de testes, é bem provável que o recurso seja exclusivo de países que falam a língua inglesa, incluindo a Índia, país com maior concentração de usuários do app, segundo a própria Google.

 

Foto destaque: Google disponibiliza nova ferramenta. Reprodução/rawpixel.com/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário