Zelensky se encontra com Biden nos EUA

Afernandes Por Afernandes
4 min de leitura

 O presidente Ucraniano Wolodymyr Zelensky, viajou aos Estados Unidos e se encontrou com Joe Biden. Foi a primeira vez que Zelensky deixou a Ucrânia desde a invasão russa em Fevereiro.


 

Foto: Líder ucraniano presenteou Baiden com uma medalha militar. Reprodução/Getts Imagens.

 


Dez meses depois do começo da invasão russa na Ucrânia, Zelensky chega a Casa Branca. A viagem dele envolveu uma verdadeira operação de guerra. Conforme informações do Pentágono o presidente Ucraniano, chegou aos EUA em um jato da Força Aérea Americana.

Saindo da Ucrânia, Zelensky foi para polônia onde um comboio o esperava dali seguiu para os estado unidos. Em Washington bandeiras e tapete vermelho aguardavam a chegada do então representante do país ucraniano. Trajando vestimentas simples na cor ver, adotada desde o começo da invasão, o líder ucraniano foi recebido pelo presidente americano e pela primeira dama.

No Salão oval, parte da imprensa acompanhou a reunião bilateral entre os lideres. Zelensky presenteou Biden com uma medalha de honra que ele havia recebido de militares ucranianos. De acordo com ele o premio pertenceu a um capitão muito corajoso que pediu que ele o desse a um homem também muito corajoso. E eu quero entregar a você, disse Wolodymyr Zelensky.

Joe Biden agradeceu e confirmou o envio de quase U$$ 2 bilhões de dólares, para ajuda humanitária e militar a Ucrânia. Bem como o envio de um poderoso sistema antiaéreo para o uso na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Democratas e Republicanos concordaram em continuar apoiando a Ucrânia, o tempo que for necessário inclusive na defesa aérea com envio de mísseis. O armamento ultramoderno dos Estados Unidos, è capaz de abater aeronaves e drones a mais de seis kilometros de distância. Podendo inclusive atingir alvos em território russo. Zelensky agradeceu o aliado pela ajuda oferecida até o momento.  ‘“Agradeço a todas as nações fortes que nos apóiam.”

Moscou já havia alertado para as conseqüências caso os americanos resolvessem enviar esse tipo de ajuda a Ucrânia.

O porta voz do Kremlin Dmitry Peskov, afirma esse tipo de ajuda pode ser um mal presságio para os ucranianos e que a visita do representante ucraniano mostra que o país vizinho não estar disposto a negociar o fim da guerra.

O Governo Americano o confirmou a visita de Wolodymyr Zelensky, na madrugada desta quarta-feira (21), por questões de segurança. Segundo a Casa Branca, o convite havia sido feito em 11 de dezembro e no dia 14 Kiev, confirmou a visita. Ainda de acordo com Kiev Zelensky, avaliou que os riscos de uma viagem assim, compensariam a vantagem da missão de falar dos EUA, para o mundo.

Em uma coletiva de impressa após a reunião o presidente Ucraniano cobrou, mas sansões contra a Rússia. Segundo ele Mosco, precisa ser responsabilizada pelo o que faz contra o nosso povo.

O ultimo compromisso da agenda seria um discurso para os americanos no Capitólio, com a agenda mantida em sigilo não se sabe se ele pretende visitar algum outro país ou se volta diretamente para Kiew.

Foto destaque: Wolodymyr Zelensky e Joe Biaden em reunião na Casa Branca.  REPRODUÇÃO/Getts Imagens.

Deixe um comentário

Deixe um comentário