Todos os países têm suas tradições de festas de fim de ano e para a maioria a comida desempenha um grande papel. Aruba não é diferente.
O povo local ama uma boa culinária junto aos amigos e familiares e nessa época do ano muitas cores e sabores são resgatados. Pensando nisso, para trazer ao Brasil um pouquinho da gastronomia local, a Autoridade de Turismo de Aruba, ATA, selecionou algumas receitas típicas àqueles que desejam surpreender os convidados e ainda trazer um toque diferente ao Natal:
Frango natalino arubiano
Ingredientes
- Frango inteira
- Adobo (ou outro todo tempero)
- Pó de alho
- Pó de cebola
- Páprica
- Molho de soja
- Vinho tinto
- Manteiga (sem sal)
Modo de preparo
Tempere o frango inteiro com adobo, alho em pó, cebola em pó e páprica. Uma dica é misturar um pouco de molho de soja com vinho tinto em uma tigela separada e pincelar o frango. Adicione um pouco dentro do frango também!
Coloque em uma bandeja de alumínio e leve à geladeira a noite na geladeira para permitir que os sabores penetrem na carne. Na hora de assar, tire o frango da geladeira por pelo menos uma hora antes. Esfregue um pouco de manteiga sem sal em todo o frango. Cubra a bandeja com papel alumínio e asse por cerca de 30 minutos a 180oC. Depois disso, retire o papel alumínio e deixe continuar cozinhando até dourar. Vire e deixe dourar o outro lado também.
Para dar um sabor extra, use os sucos do fundo da bandeja como um molho especial ao Pan Bati (receita abaixo)!
Pan bati
Pan bati é o acompanhamento perfeito para ensopados e, principalmente, ao Frango Natalino. Feito de fubá e farinha, o pan bati fica entre um pão achatado e uma panqueca. Em comparação com uma panqueca americana, é mais densa e menos doce.
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de fubá bem moído
- 2 colheres de fermento em pó
- Pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar branco
- 1 ovo, levemente batido
- 1 ¾ xícaras de leite integral
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande. A massa deve ser como uma massa de panqueca grossa (adicione uma colher de sopa de água, se necessário, para obter consistência). Os arubanos tradicionalmente usam uma casuela, uma assadeira de barro, mas uma chapa levemente revestida com spray de cozinha também funciona. Despeje ¼ xícara de massa para cada pan bati, cozinhando em fogo médio e virando quando começar a borbulhar. Ambos os lados devem ser um marrom dourado claro. Se houver sobras, elas são o lanche perfeito tarde da noite com um pouco de queijo derretido!
Foto Destaque: Reprodução