A tendência do acesso biométrico ganhará força nos próximos anos  

Geovanna Viana Por Geovanna Viana
2 min de leitura

A tecnologia de acesso biométrico surgiu há alguns anos e vem revolucionando o mercado de trabalho, faculdades e outros sistemas de identificação mais precisos. Sua funcionalidade dispensa cartões de acesso para obter informações ou locais. Por essa razão, este tipo de acesso traz mudanças significativas em todas as áreas do mercado de trabalho, principalmente, a maneira com que os funcionários entram no escritório.

Para que você entenda os motivos que levam a tendência do acesso por biometria destacar-se ainda mais em 2023, o site Inc, a Alcatraz A.I. elaborou uma lista explicativa. Confira. 


Acesso biométrico ao celular. (Foto: Reprodução/AVG)


1. Redução do toque físico

O sistema de acesso sem toque já era uma grande procura, mesmo antes da pandemia de COVID-19. Entretanto, a crise sanitária mundial aumentou significativamente a busca pela diminuição do contato físico entre as empresas, formando novas maneiras eficientes e fáceis dos funcionários entrarem no escritório. Devido a isso, espera-se que essa prática adotada cresça cada vez mais. 

2. Rapidez e segurança

O modelo do trabalho híbrido influenciou as empresas a elaborarem modos seguros para os funcionários cumprirem suas funções remotamente, através da autenticação multifatorial. Por exemplo, a autenticação facial é um dos novos métodos de autenticação multifator e que apresenta a autenticação tão veloz quanto a de fator único. 

3. Garante e regulariza a privacidade

As empresas afirmam que a legislação em torno do sistema biométrico está tornando-se ainda mais difundida, exercendo uma maior compreensão de como essa tecnologia de segurança deve ser implementada. Em estados como Califórnia, Texas e Maryland, nos Estados Unidos, foram adicionadas políticas de reconhecimento facial para preservar o direito à privacidade dos funcionários. 

Ainda assim, algumas empresas são claras sobre a previsão da chegada dessa tecnologia utilizada em larga escala. Pois, leva-se tempo para que este tipo de tecnologia seja mais econômica, atendendo todas as necessidades dos consumidores.

 

Foto destaque: Homem utilizando biometria facial. Reprodução/Revista PEGN/Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário