Nova fase da inteligência artificial pode redefinir o futuro das empresas

A inteligência artificial deixa de ser uma ferramenta de apoio para empresas e se torna parte central das operações, por meio do uso de dados privados

11 nov, 2025
O uso de dados e IA vem se tornando uma estratégia para empresas | Reprodução/Getty Images Embed/NurPhoto
O uso de dados e IA vem se tornando uma estratégia para empresas | Reprodução/Getty Images Embed/NurPhoto

Após o auge da IA e o fascínio do mundo acerca da nova ferramenta de tecnologia, uma nova fase surge para a computação. A inteligência artificial entra agora em uma fase mais madura, voltada para o impacto real nos negócios, podendo mudar estratégias. 

As empresas começaram a notar que o valor real da tecnologia está em sua capacidade de transformar dados em inteligência estratégica, como parte essencial das operações. A inteligência artificial agora está dentro do cotidiano, não somente mais como uma ferramenta de apoio. 

Tendência da IA para empresas

Durante anos desde a sua criação, a corrida da IA foi marcada por testes isolados e projetos comuns, como uma assistente produtiva para os seres humanos. Agora, a tendência é de que as empresas comecem a integrar a inteligência artificial em seus sistemas internos – como bancos de dados e plataformas de atendimento, permitindo que a tecnologia atue diretamente com um contexto previamente dado e atue de forma mais produtiva.

Segundo especialistas do mercado tecnológico, a chave para a nova fase da IA é a combinação da tecnologia com dados próprios da empresa, fazendo com que eles se conversem. Isso torna possível que as respostas sejam mais precisas e personalizadas para cada usuário, virando uma estratégia essencial para o crescimento das empresas.


Tendência é de que IA se torne uma estratégia para empresas (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Smith Collection/Gado)


Avanço no mercado

Empresas que adotam políticas de gestão de dados, como a Nike e a Amazon, vêm se destacando no mercado, com resultados eficientes e mais rápidos por meio dessa combinação de IA com dados. Esse movimento tem impulsionado o conceito de que a inteligência artificial não é só mais um complemento às empresas, e sim o centro de estratégias. 

A capacidade da IA permite que as empresas revolucionem o modo como tratam os dados que recebem em seus bancos, e assim avancem cada vez mais no mercado mundial. A tendência é que esse movimento se alastre e os negócios se transformem, redefinindo mercados internos. 

Mais notícias