A temporada de desfiles está cada vez mais próxima, devido a chegada de 2023, os primeiros desfiles terão início logo em janeiro, com as semanas de moda masculina em Milão e Paris, que irão trazer coleções outono/inverno.
A semana de Milão, terá início no dia 13, e irá estrear com o desfile mais esperado: a primeira coleção da grife Gucci, após a saída do estilista italiano Alessandro Michele, que trabalhou na casa de moda desde o ano de 2002, logo em seguida nos dias 14 e 15, ocorrerão os desfiles das casas de moda Fendi e Prada, respectivamente. Além disso, 1017 ALYX 9SM, JW Anderson e Giorgio Armani também estão entre os desfiles mais aguardados.
Designer de moda Alessandro Michele (Reprodução/Instagram)
Já em Paris, a abertura da semana de moda ficará por conta de Wales Bonner, no dia 17, quando também ocorrerá o desfile da marca Saint Laurent. O dia 19 irá contar com apresentações das grifes Issey Miyake, Rick Owens, Yohji Yamamoto, Dries Van Notten e Louis Vuitton, entretanto ainda não há nenhum designer cotado para substituir Virgil Abloh, que veio a falecer dia 28 de novembro do ano passado (2021), devido a um câncer raro e agressivo chamado angiossarcoma.
No dia 21 de janeiro, ocorrerão apresentações de alguns dos principais nomes mais jovens do cenário da moda, como Loewe, Casablanca, Bode, Marine Serre e Kidsuper. A semana de moda de Paris irá se encerrar no dia 22, com as estreias de Ludovic e Saint Sernin, que será o novo diretor criativo Ann Demeulemeester, e também contará com o encerramento, já tradicional, de Maison Margiela.
Na última semana de moda masculina, as Máxi bolsas se tornaram um destaque nas passarelas e apareceram em quase todos os desfiles principais, o utilitarismo foi uma das grandes tendências do ano, e se fez muito presente na peça que contava com alças fáceis de usar, zíperes e um material resistente para ser usado durante o dia-a-dia.
Foto destaque: Desfile da grife Saint Laurent. Reprodução/Fashion Network