O presidente da primeira divisão do Campeonato Espanhol (LaLiga), Javier Tebas, publicou em seu perfil do Twitter, ontem (31/12), uma resposta às acusações de negligência ao racismo do atacante brasileiro Vinícius Júnior, que cobrou a instituição.
Segundo o jogador do Real Madrid, em publicações nas redes sociais no último dia 30 de dezembro, após a vitória por 2 a 0 contra o Valladolid fora de casa, a liga segue sem tomar medidas contra casos de racismo nos estádios:
“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a LaLiga segue sem fazer nada… Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é MINHA”.
– Vinícius Júnior, em publicação nas suas redes sociais.
Javier Tebas respondeu via Twitter, defendendo as políticas de combate da divisão nacional e reclamando da atitude do atacante: “A LaLiga combate o racismo há anos. Vini Jr, é injusto e não é verdade publicar que a LaLiga não faz nada contra o racismo. Se informe melhor. Estamos à sua disposição para que TODOS JUNTOS, possamos caminhar na mesma direção”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A <a href=”https://twitter.com/LaLiga?ref_src=twsrc%5Etfw”>@laliga</a><br>combate o RACISMO há anos.<a href=”https://twitter.com/vinijr?ref_src=twsrc%5Etfw”>@vinijr</a> é injusto e não é verdade publicar que<br>“<a href=”https://twitter.com/LaLiga?ref_src=twsrc%5Etfw”>@laliga</a> não faz nada contra o racismo”, se informe melhor. Estamos à sua disposição para que TODOS JUNTOS, possamos caminhar na mesma direção. <a href=”https://t.co/60US2GxMbJ”>https://t.co/60US2GxMbJ</a></p>— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) <a href=”https://twitter.com/Tebasjavier/status/1609245188907573250?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 31, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Junto à publicação, o presidente de LaLiga também publicou uma nota oficial que lista as denúncias realizadas pela Comissão Antiviolência do campeonato e ao Ministério Público das cidades cujos casos de racismo aconteceram nos últimos jogos, incluindo três que envolvem atos racistas contra Vinícius Júnior.
Além disso, a nota seguiu com declarações de afirmação à continuidade do combate aos atos preconceituosos dos torcedores: “LaLiga continuará a liderar a luta contra o flagelo que é a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte, não só com palavras, mas também com ações, como demonstram as ações que têm sido expostas”.
No jogo entre Valladolid e Real Madrid, pela 15ª rodada de LaLiga, Vinícius Júnior foi substituído aos 42 minutos da segunda etapa. No caminho pela lateral do campo, torcedores do clube mandante, pertencente a Ronaldo, cometeram atos racistas e jogaram objetos contra o atacante brasileiro. Vini chutou um destes objetos e viu o goleiro Merengue, Thibaut Courtois, retirar os outros, que chegaram ao campo.
Até o momento, tanto os clubes envolvidos quanto a organização da liga não se manifestaram especificamente sobre os atos racistas.
Foto Destaque: o presidente de LaLiga, Javier Tebas. Reprodução: UES/Correio 24 Horas.