No último dia 31, a Terra Investimentos divulgou as cinco ações para os investidores apostarem na primeira semana de 2023. Na composição do portifólio de ações da corretora, que é conhecida por ser focada no agronegócio, estão Marfrig (MRFG3), SLC Agrícola (SLCE3), Totvs (TOTS3), Usiminas (USIM5) e Vibra Energia (VBBR3).
Com uma alta de 24,10% no acumulado de 12 meses., a carteira recomendada pela corretora tem sido agradado os investidores que apostaram no portifólio.
A SLC já tem 15 anos na bolsa de valores e neste ano a tendência é que a empresa avance em seus compromissos com o meio ambiente e de gestão de pessoas. Enquanto isso, a Marfrig anunciou em dezembro o pagamento de R$ 600 milhões em dividendos intercalares para seus investidores.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>SLC Agrícola ingressa no índice de sustentabilidade ISE B3 da B3 <a href=”https://t.co/8W9OmqJtyC”>https://t.co/8W9OmqJtyC</a> <a href=”https://t.co/8fI9wsOtBm”>pic.twitter.com/8fI9wsOtBm</a></p>— Plataforma AgroRevenda (@agrorevenda) <a href=”https://twitter.com/agrorevenda/status/1608203400851894274?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 28, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
SLC Agrícola ingressou no índice de sustentabilidade. (Reprodução/Twitter)
Já na avaliação do Itaú BBA, a Usiminas, que está presente na carteira da Terra, não terá um desempenho esperado em linha com a média de mercado. “A rentabilidade da Usiminas provavelmente deve ficar pressionada em 2023, considerando que no primeiro semestre a companhia se envolverá mais em um negócio de ‘margem móvel’ – usando mais placas adquiridas de terceiros devido à manutenção do Alto-Forno 3”, afirma equipe, em relatório publicado em dezembro.
Das recomendações citadas pela Terra, a Totvs foi a que não apresentou um bom desempenho no fechamento do ibovespa no final do ano, apresentando uma que de 0,14%. Mesmo assim a corretora decidiu continuar com a ação em sua carteira de recomendações.
É bom lembrar que há toda uma expectativa na bolsa com a mudança de governo. Ontem, o atual presidente nomeou sua equipe ministerial, e entre eles estão o senador Carlos Fávaro para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Paulo Teixeira para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Por ser recomendações voltadas para o agro, os próximos passos dos novos ministros poderão influenciar nesse portifólio.
Foto destque: Variação da bolsa. Reprodução: Pixabay