Nvidia e Foxconn fecham parceira para produção de veículos autônomos

Guilherme Tabosa Por Guilherme Tabosa
3 min de leitura

A fabricante de chips, Nvidia, e a de produtos eletrônicos, Foxconn, anunciaram na última terça-feira, 3, que firmaram parceria para o desenvolvimento de plataformas de veículos autônomos. Esta junção unirá o melhor das duas partes: a tecnologia da Nvidia e a produção em massa da Foxconn. Ela declarou que irá fabricar unidades de controle eletrônico, (ECUs) com base no chip Drive Orin da Nvidia, feitos apenas para veículos conectados e autônomos. A Nvidia espera um faturamento de 300 bilhões de dólares no setor automotivo. As expctativas são altas, já que a empresa registrou receita de 251 milhões no terceiro trimestre do segmento. A fabricante de chips disse que a parceria vai permitir ampliar os esforços para atender à crescente demanda do mercado e procura de semicondutores para veículos autônomos e conectados.

A Foxconn, que já possui uma fábrica de carros nos Estados Unidos, informou que seus veículos conterão ECUs baseados nos sensores Drivew Orin e Drive Hyperion da Nvidia, para direção autônoma. Eric Yeh, diretor sênior do Centro de Desenvolvimento de Software da Foxconn, afirmou que “Esta cooperação estratégica com a NVIDIA reforça as soluções inteligentes de condução que a Foxconn será capaz de fornecer. Juntos, estamos permitindo que a indústria construa veículos automatizados e eficientes em termos energéticos (…) Esta é uma parceria bem pensada que aproveita os pontos fortes de cada lado, na busca do desenvolvimento inovador e oportunidades em veículos elétricos”. A empresa já fabrica veículos elétricos para a Lordstown, também no país estadunidense, e já tem contrato para produzir o segundo modelo de carro da Fischer, o Pear. 


                       

                                           Modelo de carro produzido pela Foxconn. (Foto: MTI Tecnologia)


A principal inovação gerada desta parceria será o sistema utilizado em um chip do NVIDIA DRIVE Orin, que permite até 254 trilhões de operações por segundo. Com isso, ele irá suportar a grande circulação de aplicações nas redes de milhares de automóveis. Ela atua como espécie de cérebro e sistema nervoso central do veículo, processando enormes quantidades de dados de sensores em tempo rea,l para que os carros autônomos possam receber as informações, processá-las e executá-las com segurança e eficácia.

Foto destque: Logo da fabricante de chips Nvidia. Reprodução: Reuters

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário