Com o começo da temporada de 2023 se aproximando, o mercado da bola se aquece e clubes brasileiros trazem reforços para buscar por títulos na temporada que se aproxima. A primeira janela de transferência do ano será de 11 de janeiro a 4 de abril(12 semanas); a segunda janela será no próximo semestre, de 3 de julho a 2 de agosto (4 semanas).
Nas principais disputas, como o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, os atuais campeões que defenderão o título e tentarão um bi-campeonato são Palmeiras, com o campeonato Brasileiro e Flamengo com Copa do Brasil e Libertadores.
Os principais time do país também brigarão para levantar taças, como por exemplo o São Paulo, que foi vice-campeão duas vezes em 2022, no Paulistão e na Copa Sulamericana, além de chegar às semi-finais da Copa do Brasil, foi um dos times que mais se destacou nesta janela, trazendo 7 reforços e dispensando 11 jogadores, fazendo uma das maiores limpas na folha salarial em sua história.
Mendez é o novo reforço do São Paulo para o meio campo (Foto: reprodução/Instagram)
O Corinthians é outro que busca por títulos esse ano, mas não traz mudancas muito significativas por enquanto. O alvinegro paulista trouxe o atacante Angel Romero, ex Corinthians, além da mudança no comando técnico, com Vitor Pereira indo embora, sendo chamado de traídor por assumir o Flamengo, contando uma história que a torcida da gaviões não aceitou muito bem. Com isso, o clube paulista traz para o comando técnico seu ex auxiliar Fernando Lázaro.
O Flamengo, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, anunciou o tão aguardado retorno de Gerson que estava atuando no futebol europeu, além de uma troca de técnico, Dorival Jr. sai, chega Vitor Pereira, técnico português ex Corinthians.
Gerson é apresentado como reforço do Flamengo e jogará novamente no rubro negro(Foto: reprodução/Instagram)
Já o Palmeiras, atual campeão brasileiro, não se moveu muito nesta janela de início de temporada. Com mais preocupações com jogadores que irão permanecer do que os que irão chegar, o clube não se movimentou muito em questão de compra. Mas tem suas baixas, como um dos destaques da última temporada, Gustavo Scarpa, que foi para o Nothingam Forest, e Endrick, jovem promessa do clube alviverde, que permanece no palmeiras até completar sua maioridade, mas já foi comprado pelo Real Madrid em um contrato milionário.
Foto destaque: Imagem representativa da movimentação do mercado. Reprodução/Instagram