Equipes de resgate encontram caixas-pretas de avião de caiu no Nepal

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

As caixas-pretas, do avião que caiu no Nepal no domingo (15) com 72 pessoas a bordo, foram encontradas por equipes de busca e resgate nesta segunda-feira (16). As caixas tem os gravadores de voz da cabine e dados do voo.

De acordo com informações iniciais, as caixas-pretas estão em boas condições e, até o momento, foram localizados 68 corpos e quatro vítimas ainda são procuradas. Esse foi o pior acidente aéreo do país em 30 anos. 


Equipes de busca e resgate trabalham procurando as quatro vítimas ainda não encontradas. (Reprodução/Prakash Mathema/AFP)


A aeronave Yeti Airline ATR 72 saiu da capital Katmandu e estava a caminho da cidade de Pokhara, próximo a cordilheira de Annapurna, quando caiu minutos antes de pousar. 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, dois sul-coreanos e uma pessoa da Argentina, Austrália, França e Irlanda estavam presentes no avião.

Segundo as regras de aviação internacional, a agência de investigação de acidentes do país onde o avião foi projetado e construído faz parte da investigação. A fabricante das aeronaves ATR tem sede na França e os motores do avião acidentado foram fabricados pela Pratt & Whitney Canada, no Canadá.

A operação de busca e resgate foi paralisada no domingo, devido a escuridão no local da queda, segundo o policial de Pokhara, Ajay K.C. “Vamos retirar os cinco corpos do desfiladeiro e procurar os quatro restantes que ainda estão desaparecidos”, disse, ele. Os outros 63 corpos foram enviados a um hospital. Segundo autoridades, os copos serão entregues às famílias depois da identificação e exame.

Antes da queda, o piloto pediu uma mudança de pista. Um porta-voz do aeroporto de Pokhara, Anup Joshi, afirmou que a permissão foi concedida. “Não perguntamos [por quê], sempre que um piloto pede, damos permissão para mudar a abordagem”, explicou.

Aproximadamente 350 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal, onde há oito das 14 montanhas mais altas do mundo, uma delas sendo o Everest — onde ocorrem mudanças repentinas no clima, podendo resultar em condições perigosas.

O Nepal declarou luto nacional, na segunda-feira, e criou um painel de investigação para o desastre e sugerir medidas para evitar incidentes do tipo no futuro.

As informações foram dadas pela agência Reuters.

 

Foto destaque: Equipes de busca e resgate analisando o avião acidentado no Nepal. Reprodução/Prakash Mathema/AFP.

Deixe um comentário

Deixe um comentário