Por causa da circulação de ventos sobre a Região Sudeste, grandes nuvens de chuva podem se formar nesta sexta-feira, afirma o Climatempo. E o ar quente úmido que está sobre o Brasil forma nuvens por todo o país. Os ventos em vários níveis também ajudam a formar nuvens carregadas, que pode provocar fortes pancadas de chuva.
Na Região Norte e Nordeste, a zona de convergência intertropical pode aumentar a instabilidade.
Imagens de Satélite do Brasil. (Foto: Reprodução/Inmet)
Uma massa de ar quente que atinge o Rio Grande do Sul mantém as temperaturas altas. Nesta quinta-feira, a cidade de Uruguaiana (RS), registrou a temperatura de 38,5ºC. Nesta sexta, só há previsão de chuva para o extremo norte do estado. E no litoral pode, haver algumas pancadas de chuva na madrugada e pela manhã.
Em todos os estados da Região Sudeste as nuvens ficam mais carregadas, com risco de raios e de chuva forte. Faz calor e o ar fica abafado.
Na Região Centro-Oeste previsão de pancadas de chuva na parte na tarde e à noite. No estado de Goiás, Distrito Federal, no centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, o risco de chuva forte é maior.
No Nordeste brasileiro, em praticamente em toda a Região há condições de chuva nesta sexta-feira. Apenas uma pequena área de divisa entre Sergipe e Alagoas deve ficar seca. No restante da Região pode ocorrer pancadas de chuva a qualquer momento.
Na Região Norte, a previsão para esta sexta é de grande instabilidade, provocando nebulosidade, e com condições para chuva a qualquer hora do dia acompanhada de raios.
No sul do estado do Pará, no centro-sul de Rondônia e no norte de Roraima, a possibilidade de chuva forte é baixa. No Amazonas, no Acre e no Amapá é onde o risco de temporais é maior e podem ser acompanhados de raios e trovões.
Foto destaque. Risco de chuva é grande para o Sudeste. Reprodução/Terra.