Palmeiras e São Paulo fazem o primeiro clássico paulista de 2023, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Há quase um ano, os dois times decidiam o estadual, que terminou com título do Verdão após uma virada histórica. Derrotado por 3 a 1 no Morumbi, o Palmeiras goleou o São Paulo por 4 a 0 no jogo de volta em uma atuação avassaladora.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Esses são os próximos jogos do Tricolor:<br><br>Palmeiras<br> 22/01 (domingo) | 16h<br>Allianz Parque<br> Paulistão<br><br>Portuguesa<br>26/01 (quinta) | 21h30<br>Morumbi<br> Paulistão<br><br>Corinthians<br 29/01 (domingo) | 18h30<br>Morumbi<br>Paulistão<a href=”https://twitter.com/hashtag/VamosS%C3%A3oPaulo?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#VamosSãoPaulo href=”https://t.co/21Eqjiz0yi”>pic.twitter.com/21Eqjiz0yi</a></p>— São Paulo FC (@SaoPauloFC) <a href=”https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1616445444925816833?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 20, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tabela dos próximos jogos do São Paulo pelo Campeonato Paulista. (Foto: Reprodução: Twitter/ @saopauloFC)
De lá para cá os times passaram por diversas mudanças em diferentes áreas. Desde a quantidade de títulos convertidos pelas equipes paulistas, a reformulação de seus elencos, e a popularidade com suas torcidas, o clássico de hoje irá mostrar de fato, o que mudou em comparação ao futebol apresentado no último ano.
O Palmeiras encerrou a temporada 2022 com três títulos. Além da Recopa Sul-Americana e do Paulistão, conquistado sobre o São Paulo, o Verdão foi campeão brasileiro em uma campanha inquestionável.
Em contrapartida, o Tricolor não conseguiu levar sequer uma taça para casa. Apesar de ter eliminado o Verdão nas oitavas de final da Copa do Brasil, em decisão nos pênaltis, a equipe paulista teve sua participação encerrada na semifinal do campeonato pelo então Campeão, Flamengo. Ainda sobre a última temporada, o time paulista encerrou o ano na nona posição do Campeonato Brasileiro, feito que não garantiu a sua classificação para a Copa Libertadores da América.
A vaga poderia ter sido conquistada com o título da Copa Sul-Americana, mas o Tricolor foi derrotado na final do torneio pelo time equatoriano Independiente Del Valle decepcionando mais uma vez os seus torcedores, pois o título não só seria o único naquele ano, como poderia ser o fim de um jejum de dez anos sem título internacional do clube.
Já na questão de mudanças com relação ao elenco, o Palmeiras iniciou a temporada 2023 sem dois jogadores que foram titulares ao longo do último ano. O meia-atacante Gustavo Scarpa e o volante Danilo deixaram o clube para defender o Nottingham Forest, da Inglaterra. Abel Ferreira promoveu sete jogadores das categorias de base para o time profissional. O clube, no entanto, ainda não anunciou a contratação de reforços.
Por outro lado, o São Paulo fez uma verdadeira reformulação em seu elenco. Foram 13 saídas, sete contratações e dois retornos de emprestados (Liziero e Orejuela). A drástica mudança visa mudar a identidade da equipe. O atual time comandado por Rogério Ceni tem mais velocidade e facilidade em pressionar os adversários no campo de ataque.
Abel e Ceni se cumprimentam antes de duelo entre suas equipes. (Foto: Marcos Ribolli/ Reprodução: GE)
Com seis títulos em pouco mais de dois anos no comando do Palmeiras, Abel Ferreira atingiu o status de ídolo no clube. O trabalho impecável e os bons resultados praticamente tornaram o treinador uma unanimidade, porém inicia a temporada com sua relação com os torcedores sendo colocada à prova. O mau desempenho neste início de campeonato e a falta de reforços aumentam a pressão sob o técnico, que busca manter o time no topo e conquistando títulos.
Já Rogério Ceni tenta seu primeiro título no comando do São Paulo para deixar de lado as contestações sobre seu trabalho. Alguns torcedores ainda olham o ex-goleiro e ídolo do Tricolor com desconfiança no cargo atual. O Paulistão pode ser a grande chance de o técnico ter paz para o prosseguimento em seu projeto.
Foto destaque: Palmeiras x São Paulo. Fernando Roberto/ Reprodução: GE