Flamengo e Palmeiras se enfrentarão no próximo sábado (28) em busca de mais um troféu. A dupla jogará a decisão da Supercopa, torneio protagonizado pelos atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil. A partida marcará a quinta vez das equipes se enfrentando em decisões. Até aqui, não há vantagem. Tanto Palmeiras, quanto Flamengo, faturaram dois títulos cada nas quatro vezes em que se enfrentaram.
Duas das disputas anteriores aconteceram pela Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo de 1942 e pela Taça Libertadores da América de 2021, que foram vencidas pelo Palmeiras. As outras duas, vencidas pelo Flamengo, aconteceram em jogos da Copa Mercosul de 1999 e da Supercopa do Brasil de 2021. O levantamento foi feito pelo site “ge.globo”.
Veja os confrontos abaixo
• Títulos do Flamengo
Supercopa do Brasil de 2021 – Flamengo 2 (6) x (5) 2 Palmeiras
Copa Mercosul de 1999 – Final (jogo de ida) – Flamengo 4×3 Palmeiras
Copa Mercosul de 1999 – Final (jogo de volta) – Palmeiras 3×3 Flamengo
• Títulos do Palmeiras
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1942 – Palmeiras 3 x 0 Flamengo
Copa Libertadores de 2021 – Palmeiras 2×1 Flamengo
Diego Alves defende pênalti na final da Supercopa do Brasil em 2021 (Foto: Divulgação/Flamengo)
Decisões mais recentes
As finais mais recentes protagonizadas por ambos os times mostraram muito equilíbrio. Na Supercopa do Brasil e na Libertadores de 2021 as equipes promoveram disputas eletrizantes e os 90 minutos não foram o suficiente para as torcidas conhecerem o campeão.
Supercopa 2021
Na Supercopa, conquistada pelo Flamengo, a partida contou com quatro gols e reviravoltas. No tempo regulamentar, o clube carioca viu o rival paulista abrir o marcador e reverteu o resultado para 2 a 1. Apesar disso, viu o time palestrino empatar o duelo e levar a decisão para os pênaltis.
Foi nela em que brilhou a estrela de Diego Alves. O goleiro defendeu três cobranças e deu o título ao Rubro-Negro, que se consagrou com o placar favorável de 6 a 5 nas penalidades.
Copa Libertadores 2021
A Libertadores vencida pelo Palmeiras também teve boas doses de emoção. O Alviverde balançou as redes antes dos dez minutos de jogo com Raphael Veiga e permaneceu com a vantagem no placar até os 27 minutos do segundo tempo, quando Gabriel Barbosa igualou o marcador e levou a decisão para a prorrogação.
No tempo regulamentar, o jogo se decidiu. Deyverson, que havia saído do banco de reservas, aproveitou uma falha de Andreas Pereira na saída de bola no campo de defesa e finalizou sem dar chances ao goleiro Diego Alves, sagrando o Palmeiras como campeão da América naquele ano.
Raphael Veiga comemora gol sobre o Flamengo na final da Libertadores em 2021 (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Flamengo e Palmeiras decidem quem ficará com o terceiro título em cima do rival no próximo sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida acontece às 16h30, conforme o horário oficial do local.
Foto destaque: Everton Cebolinha e Raphael Veiga disputam a bola em Palmeiras x Flamengo. Divulgação/Flamengo.