Após identificarem 28 doenças pelo olfato, cães entram para o Guinness

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
2 min de leitura

Cães entraram para o livro dos recordes por identificarem 28 doenças pelo olfato, com isso os animais acabam de quebrar o recorde mundial de problemas de saúde detectados por meio do olfato. A instituição britânica fundada em 2008, Medical Detection Dogs (MDD) tem se especializado em treinar cães para identificar as amostras de diversos tipos de doenças, eles treinam diversos cachorros para “detectar mudanças mínimas no odor pessoal de um indivíduo desencadeadas por sua doença”, para “alertá-las sobre um evento médico iminente”.

“Estamos na vanguarda da pesquisa na luta contra o câncer e outras doenças potencialmente fatais, incluindo a doença de Parkinson e infecções bacterianas. Nossos cães de biodetecção são treinados para encontrar o odor dessas doenças em amostras, como urina, hálito e suor e nosso trabalho tem o potencial de beneficiar milhões” diz a descrição no site da instituição.


Microscópio biológico. (Foto: Reprodução/Freepik)


A organização quebrou oficialmente o seu primeiro recorde em fevereiro do ano passado, com seus animais identificando de forma correta um total de 28 doenças desde que a entidade foi instituída. Os cães foram treinados par identificar desde alergia a nozes, variações da glicose no sangue (como o diabetes), malária, várias formas de câncer e problemas cardíacos, com a Covid-19 sendo adicionado a essa lista recentemente. No mês de novembro também do ano passado, a instituição começou a tentar estabelecer um segundo recorde de biodetecção. Olivia James treinadora de biodetecção dizia estar confiante antes de iniciar os testes “eu amo os cachorros, e eles amam seu trabalho, então tenho certeza que eles vão nos deixar orgulhosos”.

O desafio durante a simulação era identificar a presença das diferentes doenças, com os cachorros responsáveis em farejar várias amostras, podendo ser amostras de urina, saliva ou respiração. Entre as doenças, os animais teriam de detectar corretamente o mal de câncer de próstata, Parkinson, , síndrome de taquicardia postural (PoTS) e Covid.

 

Foto Destaque: Cães que entraram para o livro de recordes. Reprodução/OGlobo

Deixe um comentário

Deixe um comentário