Nome de Jean Paul Prates é aprovado por Conselho para a presidência da Petrobras

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
2 min de leitura

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26) o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da empresa. O senador foi indicado pelo presidente Lula depois que o seu antecessor, Caio Paes de Andrade, indicado por Bolsonaro, renunciou e foi substituído provisoriamente por um diretor.

Com a aprovação do Conselho de Administração, Prates assume a presidência da Petrobras de maneira interina. O nome dele ainda precisa ser aprovado por uma Assembleia de Acionistas, o que deve acontecer perto de abril.

Também nesta quinta (26), Prates renunciou ao mandato de senador, o que abriu caminho para que ele assumisse o comando da petroleira. Depois da oficialização do senador no comando da Petrobras, o governo Lula vai providenciar a mudança do Conselho de Administração, hoje de orientação bolsonarista, para alterar a estratégia da empresa.


Prédio da Petrobras (Foto: Reprodução/UOL)


A meta é ter maioria no conselho para alterar também a composição da diretoria da empresa e implementar uma nova estratégia da política de preços da estatal que garanta lucratividade a ela e, ao mesmo tempo, incentivar a indústria brasileira.

O mercado teme uma intervenção que possa gerar prejuízos para a empresa e para o mercado de óleo e gás no país. Jean Paul Prates tem garantido que não haverá qualquer tipo de intervenção do governo federal na administração da empresa.

Jean Paul Prates era suplente na chapa da petista Fátima Bezerra (RN) no Senado e assumiu o mandato em 2019, depois que ela se tornou governadora do Rio Grande do Norte.

Em 2022, Prates não disputou a eleição nem integrou formalmente a campanha de Lula ao Planalto, o que o permite, legalmente assumir a Petrobras, de acordo com a Lei das Estatais. A norma proíbe indicações de membros do Legislativo no exercício do mandato ou de integrantes de campanhas eleitorais nos 36 meses anteriores à indicação.

Foto destaque: Jean Paul Prates. Reprodução/UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário