A primeira etapa da ‘Word Surf League’ começa neste Domingo, dia 29 de janeiro, em Pipeline, no Havaí, o ‘Billabong Pro Pipeline’, etapa do mundial que chega para matar a saudade dos grandes fãs do esporte. O formato segue o mesmo da última temporada, ao todo, serão dez etapas do circuito, com encerramento em Teahupo’o, no Taiti. Em seguida, será realizado o WSL Finals, que define os campeões de cada categoria.
Primeira etapa do WSL 2023. (Foto: Reprodução: Instagram/ @wslbrasil)
Dono de seis dos últimos oito títulos da Liga Mundial de Surfe, o Brasil chega mais uma vez com favoritismo para a temporada 2023 da WSL. Com a presença de 11 brasileiros, 10 no masculino e um no feminino, o país quer seguir fazendo história na modalidade.
Seleção Brasileira do Surf para o WSL 2023. (Foto: Reprodução: Instagram/ @wslbrasil)
Além de do atual Campeão Mundial, Filipe Toledo, o Brasil tem diversos outros nomes de peso na competição; Como Gabriel Medina (tricampeão do mundial do surf), Ìtalo Ferreira (campeão mundial de 2019 e ouro olímpico de 2020), e não menos importante, Tatiana Weston-Webb (1º lugar Huntington 2016, Margaret River 2021, Peniche 2022 e J-Bay 2022). Além de grandes nomes em ascensão como: Caio Ibelli, Yago Dora, Jadson André, Michael Rodrigues, Miguel Pupo, Samuel Pupo e João Chianca ‘Chumbinho’.
A competição segue o modelo do ano anterior com 36 participantes na modalidade masculina e 18 mulheres pelo circuito feminino. Ao todo, serão 10 etapas disputadas, mas nem todas possuem o mesmo número de atletas em competição. Após finalizada a 5ª etapa do Circuito Mundial, o número de surfistas diminui para 24 no masculino e 12 no feminino. Os classificados seguem rumo às outras cinco etapas, enquanto os eliminados disputam o ‘Challenger Series’ para seguir na elite da competição na temporada 2024. O segundo corte da WSL ocorre na 10ª etapa, e diferente da primeira alteração no número de competidores, os esportistas que forem eliminados nesta etapa já estão garantidos na WSL 2024. Os cinco melhores surfistas ranqueados no somatório das etapas do Circuito Mundial disputam a ‘WSL Finals’ em Lower Trestles, praia localizada na Califórnia, nos EUA.
CALENDÁRIO DE ETAPAS DA WSL 2023:
Pipeline, Havaí – 29 de janeiro a 10 de fevereiro Sunset, Havaí – 12 a 23 de fevereiro Peniche, Portugal – 8 a 16 de março Bells Beach, Austrália – 4 a 14 de abril Margaret River, Western Austrália – 20 a 30 de abril Surf Ranch, EUA – 27 e 28 de maio Punta Roca, El Salvador – 9 a 18 de junho Saquarema, Brasil – 23 de junho e 1 de julho Jeffreys Bay, África do Sul – 13 a 22 de julho Teahupo’o, Tahiti – 11 a 20 de agosto Finais da WSL (Trestles, EUA) – 7 a 15 de setembro
Foto destaque: Brasileiros são favoritos para a WSL 2023. InfoEsporte. Reprodução: GE.
🎉 Novidade Quente no Ar!
Siga o nosso Instagram e fique por dentro dos bafos, tretas, romances e segredos mais explosivos do momento! 🔥