Ex-presidente da república (Jair Bolsonaro), se destacou após uma lista elaborada pela presidência da república com os presentes recebidos durante seu mandato foi divulgada nesta sexta-feira (10).
Jair Bolsonaro (Reprodução: Ueslei Marcelino)
Nesta lista, Jair Bolsonaro recebeu 19.470 presentes, incluindo: 618 bonés, 448 camisas de futebol, 245 mascaras de proteção facial, 242 camisas polo, 165 terços, 112 gravatas, 74 facas, 54 colares, 44 relógios, 42 casacos e 17 pares de sapato, também havia, munição e colete à prova de balas, ursinhos de pelúcia e cuecas, entre os mimos. De acordo com Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), Bolsonaro chegou a ganhar 13 presentes por dia.
Essa lista com artefatos duvidosos, está dando o que falar nas redes sociais, contando que o ex-presidente está envolvido em algumas polemicas essa semana, incluindo as Joias que ganhou da Arábia saudita, que são avaliadas em aproximadamente R$ 16 milhões. Segundo o TCU (Tribunal de Contas Da União), será apurado o recebimento de fuzil, joias e demais itens recebidos. Estava sendo elaborado uma editoria sobre os itens recebidos por autoridades de 2019 a 2022, com isso, foi solicitado a inclusão da lista que foi divulgada, com a exceção de medalhas personalizadas e grã-colar ou de consumo direto (bonés, camisetas, gravata, chinelo, perfumes, entre outros)”, segundo o tribunal.
Em 2016, foi definido pelo TCU que todos os presentes recebidos nas audiências de autoridades fossem destinados ao patrimônio da União, incluindo chefes de Estado ou de governo, independentemente dos eventos cerimoniais e locais que aconteceram.
Foto destaque: Bolsonaro durante seu mandato fazendo seu discurso (Reprodução: Getty images)