A Fifa anunciou oficialmente os novos critérios que serão adotados na disputa do Mundial de Clubes, a partir de 2025. Os vencedores de títulos continentais, entre 2021 e 2024, já terão a sua vaga garantida na decisão do torneio.
Dessa forma, Palmeiras e Flamengo, os últimos campeões da Libertadores, em 2021 e 2022 respectivamente, já possuem presença confirmada no Mundial de 2025.
A Conmebol terá direito a seis vagas, entre as 32 equipes presentes no novo formato pensado pela Fifa. Além de Flamengo e Palmeiras, os futuros vencedores das edições de 2023 e 2024.
Os critérios para as duas vagas restantes ainda não foram totalmente definidos, mas ao que tudo indica, é possível que o ranking da entidade da América do Sul seja levado em consideração. O mesmo regulamento é válido para todas as demais confederações ao redor do planeta.
Troféu do Mundial de Clubes 2022 (Foto: Reprodução/Instagram)
No caso da Uefa, serão 12 vagas disponibilizadas para os clubes da Europa, já tendo a confirmação de Chelsea e Real Madrid, os campeões da Champions League, e as equipes que vencerem nas edições 2023 e 2024.
As oito vagas restantes, serão decididas a partir do ranking europeu, com um único critério de não haver mais de dois times por país em determinada edição, a não ser que equipes do mesmo país ganhem a Liga dos Campeões em 2023 e 2024.
Divisão da Fifa por confederação:
AFC (Ásia): 4 equipes
CAF (África): 4 equipes
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4 equipes
Conmebol (América do Sul): 6 equipes
OFC (Oceania): 1 equipe
Uefa (Europa): 12 equipes
País-sede do torneio: 1 equipe
O novo formato adotado para o Mundial de Clubes ainda não tem uma sede definida para 2025, mas o planejamento é para que uma espécie de Copa do Mundo de Clubes seja realizada, acontecendo apenas de quatro em quatro anos.
Foto destaque: Gianni Infantino, presidente da Fifa. Reprodução/Instagram