Bill Gates afirma que IA vai influenciar na assistência médica

Lucas Barbosa Por Lucas Barbosa
3 min de leitura

Bill Gates atualizou ontem (21) seu blog de notícias para discutir sobre a importância da inteligência artificial no mundo tecnológico. O bilionário e ex-CEO da Microsoft referiu a IA como “o avanço mais importante” da tecnologia desde os computadores e smartphones, argumentando que a ferramenta poderá ajudar o mundo no acesso à saúde e educação, mas, para isso, é preciso solucionar algumas deficiências da ferramenta.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”zxx” dir=”ltr”><a href=”https://t.co/vK7FzFMzC5″>https://t.co/vK7FzFMzC5</a></p>&mdash; Jornal SOL (@SolOnline) <a href=”https://twitter.com/SolOnline/status/1638508900180803584?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 22, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Bill Gates afirmou que a IA é o avanço tecnológico mais importante da década (Reprodução/Twitter).


Entre os diversos avanços possíveis com a IA, Gates citou que a ferramenta pode melhorar a produtividade no local de trabalho, reduzindo mortes globais evitáveis de crianças, além de melhorar a desigualdade na educação americana, desenvolvendo melhor as habilidades matemáticas dos alunos. 

“[A IA] mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam”, disse Gates. “Indústrias inteiras vão se reorientar em torno disso. As empresas se distinguirão pela forma como a usam”, afirmou o empresário.

No campo da saúde, o bilionário afirmou que com a ferramenta irá reduzir a carga de trabalho dos profissionais, podendo realizar tarefas que hoje são feitas manualmente, como preencher pedidos de seguro e redigir notas de consultas médicas, por exemplo. 

Visando um avanço ainda maior, Gates analisa a IA como uma forma de reduzir a mortalidade de crianças, principalmente em países menos desenvolvidos, que possuem um sistema de saúde precário. Segundo o bilionário, a ferramenta poderá indicar à população quando devem buscar por um tratamento eficiente, além de realizar exames por meio da tecnologia.

Gates ainda utilizou sua publicação para afirmar as prioridades da Fundação Gates, que irá trabalhar para que as IA avance para países mais pobres, principalmente àqueles que enfrentam problemas de doenças como AIDS, Tuberculose e Malária, disse o empresário.

Entre as deficiências atuais da IA, Gates citou a falta de raciocínio abstrato, a possibilidade de desenvolver algo fictício e a incapacidade de compreender o contexto das solicitações humanas, argumentando que nenhuma desses problemas são limitações fundamentais da tecnologia e que os desenvolvedores estão trabalhando para resolvê-los.  

Foto destaque: Bilionário e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates (Reprodução/Twitter).

Deixe um comentário

Deixe um comentário