O Canva como seu próprio site já diz “é uma ferramenta online que tem a missão de garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar qualquer design para publicar em qualquer lugar”. Ele foi lançado em 2013 por Melanie Perkins, Cliff Obrecht, Cameron Adams e é anos é um dos mais populares na questão de criação. Hoje contam com mais de 125 milhões de pessoas que agora usam as ferramentas de software de design do Canva todos os meses, um aumento de 35 milhões nos últimos seis meses. As principais possíveis criações do Canva são: logotipos, panfletos, banners, cartazes, currículos, convites, cartões de visita, vinhetas, memes, montagens de fotos, gráficos, entre outros.
Dez anos depois do lançamento da ferramenta e após estar trabalhando nisso desde 2019 o Canva terá a entrada da IA em seu mundo, até como uma resposta para esse “boom” de aplicativos com esse recurso. O Magic foi anunciado como recurso IA pelo Canva após testes OpenAI e Stable Diffusion e também treinou a sua própria.
O Canva fez esse lançamento em um evento em Sidney na Austrália com a expectativa de transmitir ao vivo para um milhão de aparelhos conectados remotamente. A empresa fez o anúncio de alguns recursos de IA. Um deles é o Magic Design, que auxilia na criação de modelos de design personalizados a partir de uma imagem ou estilo. Outro exemplo é o Magic Presentation, ele possibilita a criação de apresentações de slides vindos de um prompt (Sinal gráfico que, em alguns programas de computador, indica e lembra o usuário que uma entrada é esperada). O último recurso é o Magic Write, que é uma ferramenta voltada para a escrita.
Layout do recurso do Magic Write no Canva. (Foto: reprodução/Olhar Digital)
Também é possível que os usuários do Canva usem seu software AI para realizar a identificação de locais nas imagens, para remover ou adicionar elementos com poucos cliques, ou também para traduzir idiomas adicionais.
Foto destaque: Logo do Canva. (Foto: reprodução/ tecmundo)