Após Siracusa no último verão, Dolce & Gabbana optou por outro lugar simbólico ao sul da Itália para exibir sua linha de alta costura. Agora, a marca luxuosa da Itália para na região de Puglia, no vale de Itria, para ser mais precisa, muito conhecido por suas aldeias brancas e diversas oliveiras milenares. Do dia 7 a 11 de julho, irá apresentar suas coleções: Alta Moda e Alta Sartoria, além de, claro, suas novidades de alta joalheria.
Sem especificar ainda o local onde será realizado o evento exclusivo, dirigido principalmente aos clientes mais privilegiados da marca, a empresa milanesa convocou “alguns dos lugares mais envolventes do planalto de Murge”. Alastrando-se entre Bari ao norte e Brindisi ao sul, a região agrícola é repleta de “trulli”, as tradicionais construções redondas de pedras e cal com seus telhados pontiagudos, tornou-se um dos destinos turísticos mais populares da região nos últimos dez anos.
Stefano Gabanna, Mariah Carey e Domenico Dolce no Siracusa Alta Moda 2022. Foto: reprodução/Runway Magazine
“Esses lugares serão cenário de designs únicos, fruto do trabalho artesanal e da criatividade de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, em diálogo com o precioso patrimônio manufatureiro e artístico local, combinado com a mais autêntica tradição popular”, conta a marca em uma breve nota. Para este tipo de desfile, os dois designers recorrem com frequência aos artesãos locais, que gostam de destacar.
Bem longe do alvoroço da Semana da Alta Costura parisiense, Dolce & Gabbana lançou seu projeto de alta costura há dez anos, em julho de 2012, e decidiu apresentá-lo com exclusividade na Itália, sempre em lugares marcantes como Veneza, Capri, Palermo, Agrigento, Nápoles, Portofino ou Florença, por meio de coleções de luxo que dão luz ao know-how e a tradição dos artesãos da Itália. Em julho de 2014, a linha para mulheres chamada “Alta Moda” foi acompanhada por sua contraparte masculina “Alta Sartoria”.
Foto de capa: Siracusa 2022. Reprodução/Dolce & Gabanna