A seleção brasileira feminina de futebol conquistou uma vitória importante contra a Alemanha por 2 a 1 em um amistoso realizado em Nuremberg, faltando apenas 100 dias para a Copa do Mundo. Tamires e Ary Borges foram as responsáveis pelos gols da vitória, ambos marcados no primeiro tempo, enquanto Jule Brand descontou para a Alemanha.
Diferente da final na Finalíssima contra a Inglaterra na última semana, o Brasil começou o jogo com uma postura ofensiva e aproveitou seu momento de superioridade para marcar e sair na frente no placar, o que aumentou a confiança da equipe. Após o gol, a Alemanha pressionou, mas a defesa brasileira se manteve sólida e em uma jogada ensaiada, a seleção ampliou a vantagem.
O primeiro tempo foi animador para as brasileiras, que demonstraram eficiência nas finalizações e solidez na defesa. Na segunda etapa, o ritmo do jogo diminuiu e ambas as equipes fizeram algumas substituições. A estreante Aline Gomes, jogadora da Ferroviária de apenas 17 anos, entrou em campo pela seleção brasileira principal, enquanto Dzsenifer Marozsán fez sua despedida da seleção alemã, sendo aplaudida pelo público.
Aline Gomes fez sua estreia na seleção principal. Reprodução/Thais Magalhães/CBF
Apesar das mudanças, o Brasil conseguiu controlar o jogo, porém sofreu um gol no final do jogo. A Alemanha pressionava em busca do empate, mas não foi suficiente para evitar a derrota. O Brasil não vencia a Alemanha há 15 anos, em toda a história essa foi apenas a segunda vitória brasileira no duelo.
Após o jogo, Ary Borges, que marcou um dos gols da vitória, destacou o resultado como uma reafirmação do trabalho da seleção brasileira. Em meio ao processo de renovação do time, o Brasil continua competitivo e o resultado positivo contra uma equipe de renome como a Alemanha mostra que o país merece respeito no cenário mundial do futebol feminino.
“Saímos com pensamento positivo de que chegamos fortes para a Copa do Mundo. Ganhar de uma seleção como a Alemanha faz com que as pessoas voltem a olhar para o Brasil com um respeito muito maior”, falou a jogadora.
Ary Borges foi responsável pelo segundo gol do Brasil. Reprodução/Thais Magalhães/CBF
Ary Borges ressaltou o sentimento positivo de poder competir com equipes de alto nível e a reafirmação do trabalho realizado, mesmo nas derrotas, destacando a motivação que os resultados positivos trazem para a equipe brasileira. Com a Copa do Mundo se aproximando, a seleção feminina do Brasil busca manter seu nível de competitividade e se preparar para enfrentar os desafios do torneio.
“Sentimos que conseguimos competir com grandes equipes. Toda hora estamos jogando contra grandes equipes. Não tem nada melhor do que ter esse sentimento, mesmo quando você perde. Mas quando ganha tem a reafirmação daquilo que trabalha. É um sentimento muito bom”, destacou Ary Borges.
Na data Fifa de abril, a seleção jogou contra equipes que estão no top 4 do ranking mundial. Além de vencer a Alemanha, empatou com a Inglaterra durante os 90 minutos de jogo, apesar de ter perdido o título da Finalíssima nos pênaltis, a postura da equipe teve uma repercussão positiva.
Durante a preparação para a Copa do Mundo, a seleção brasileira enfrentou as 10 melhores equipes do ranking da Fifa em 22 jogos, com um aproveitamento de 36%, somando cinco vitórias, nove empates e oito derrotas. Em 2023, a equipe conquistou vitórias contra Japão e Alemanha, empatou com a Inglaterra no tempo normal e perdeu para Canadá e EUA.
Foto Destaque: Seleção Brasileira na foto oficial antes da partida. Reprodução/Thais Magalhães/ CBF