Próximo de atingir o objetivo de permanência na Série A do Brasileirão, o Santos procura manter o foco ainda em 2021 e não pular para o planejamento do próxima temporada. A equipe está com 45 pontos, na 11ª colocação do brasileiro, a cinco pontos do Juventude, primeiro time na zona de rebaixamento, 17º colocado. Porém, ainda existe a possibilidade de queda, com 9 pontos a serem disputados.
Com isso, o Santos não quer perder o foco na reta final de campeonato. No entanto, o orçamento de 2022 já se encontra pronto. Isso dá uma ideia ao clube de como poderá agir no mercado, com chegadas e saídas.
O atual treinador, Fábio Carille, tem contrato com o Peixe até o fim do próximo ano. Edu Dracena, executivo de futebol, vem avaliando os trabalhos de todos no CT Rei Pelé. Além disso, mesmo com o foco ainda em 2021, o clube já mapeou as carências do elenco e possíveis reforços para 2022.
Marcos Leonardo comemora gol contra o Fortaleza na 34ª rodada. (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Além de escapar rebaixamento, é possível que o clube conquiste vaga em competições continentais, como a Sul-Americana e até mesmo a Libertadores. O clube também aguarda este cenário para executar seu planejamento. Terminando em posição de disputa de uma dessas competições, é provável que o gasto seja maior. Caso contrário, a temporada será mais enxuta, assim como os gastos.
Peça fundamental do elenco, Marinho declarou haver possibilidade de deixar o Santos em 2022. Seu rumo só será definido quando o do clube também for. As joias da Vila Belmiro, o goleiro João Paulo e o atacante Marcos Leonardo, no entanto, já estão em processo de negociação com o Peixe.
João Paulo tem contrato até 2025 com clube, mas com boas atuações como titular deve se valorizar. Já Marcos Leonardo tem contrato apenas até o fim de 2022 e o clube busca não perder o atleta de graça.
Foto destaque: Edu Dracena e Fábio Carille caminham no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC