O agronegócio brasileiro anda movimentando a bolsa de valores nas últimas semanas, os resultados das empresas BrasilAgro (AGRO3), Boa Safra (SOJA3), AgroGalaxy (AGXY3), JBS (JBSS3) e Raízen (RAIZ4) divulgados na última semana agitou o mercado financeiro.
E as movimentações não foram somente na semana passada, segundo previsões do mercado, esta semana também promete com as divulgações dos números de outras empresas do agro para o 1T23. Como é o caso das companhias BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e SLC Agrícola (SLCE3).
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”fr” dir=”ltr”>BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) se unem para produtos à base de plantas<a href=”https://twitter.com/hashtag/Agricultura?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Agricultura</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/AgroTimes?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#AgroTimes</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/Agroneg%C3%B3cio?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Agronegócio</a><a href=”https://t.co/l5zylxogtx”>https://t.co/l5zylxogtx</a></p>— Agro Times (@leiaagrotimes) <a href=”https://twitter.com/leiaagrotimes/status/1658129826413248515?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) se unem para produtos à base de plantas (Reprodução/Twitter)
O Agro Times separou alguns temas que foram destaques, confira abaixo:
5º lugar – Essa colocação ficou por conta das ações de açúcar e etanol, quem abriu o top 3 no ranking foi a empresa voltada para a agricultura SLC Agrícola (SLCE3), que desbancou a Minerva (BEEF3). A companhia de frigoríficos Minerva (BEEF3) liderou mês de abril, mas recuou no mês de maio e deixou o caminho aberto para SLC Agrícola. Outra empresa que segue na lista de recomendas é a São Martino (SMTO3), de açúcar e etanol.
4º lugar – A queridinha SLC Agrícola (SLCE3) volta a aparecer e garante o 4º lugar. A companhia é de uma família de imigrantes alemães e cultiva algodão, soja e milho. O retorno da ação da empresa foi de 935%, desde a oferta inicial em 2007, isso incluindo os dividendos.
3º lugar – Na semana passada, o Bank of America (BofA), rebaixou sua recomendação para SLC Agrícola (SLCE3). O banco justificou a decisão por dois fatores, o fenômeno El Niño e a alta produção da soja e do milho pode fazer com que os preços caiam. Sendo assim, a recomendação do banco foi de vender a ação antes que o El Niño chegue.
2º lugar – Na última quarta-feira (10), a notícia era que uma ação do agronegócio negociada fora do Ibovespa (IBOV) afundava 20%. A Amac (ARML3), locadora de máquinas agrícolas, se tornou o assunto do momento com a queda. Mas, o Itaú BBA ainda vê a ação como um potencial. “Além disso, a Armac também anunciou que novos contratos de locação foram firmados para os próximos trimestres, trazendo mais R$ 80 milhões em vendas recorrentes”, disse o Itaú.
1º lugar – E a notícia que ganhou destaque foi sobre o mercado do boi gordo. Para os analistas, os preços caíram devido a oferta elevada do produto. “Diante desse cenário de escalas dos frigoríficos mais confortáveis, a expectativa é de queda dos preços da arroba no restante do mês. Há uma oferta muito elevada de animais no mercado”, explica Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado e especialista em proteína animal.
Para os investidores em ações do agronegócio, o ideal é acompanhar os próximos cenários do agronegócio no Brasil para tomar as decisões relativas as carteiras de ações.
Foto: Ações do agronegócio prometem bons resultados esta semana. (Reprodução/Twitter)