O Comitê Gestor da Internet no Brasil, (CGI.br), divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (16) para chegar ao percentual dos grupos que acessam a internet apenas pelo celular, de acordo com a fonte, 149 milhões de usuários no Brasil possuem acesso à internet, mas apenas 38% dos usuários têm acesso através de outros dispositivos, como notebooks, tablets, televisores etc., 62% dos usuários acessam a internet apenas pelo celular. A seguir, vamos apresentar os números representados pelas classes que acessam a internet apenas pelo celular:
População das classes D e E – 84%;
Pardos – 67%;
Mulheres – 64%;
Pretos – 63%
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>81% da população brasileira acessa à Internet, mas quem são aqueles que ainda não usam a rede mundial de computadores? E por quais motivos? <br>O <a href=”https://twitter.com/hashtag/Ceticbr?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Ceticbr</a>|<a href=”https://twitter.com/hashtag/NICbr?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#NICbr</a> conta tudo na pesquisa TIC Domicílios 2022.<br>> <a href=”https://t.co/n6WpHhpmHA”>https://t.co/n6WpHhpmHA</a> <a href=”https://t.co/R2i4tYw5eY”>pic.twitter.com/R2i4tYw5eY</a></p>— NIC.br (@ComuNICbr) <a href=”https://twitter.com/ComuNICbr/status/1658485029524373504?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 16, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A pesquisa revelou um dado bem conhecido e já esperado, e que não chega a ser uma novidade: como vimos nos dados (acima), os grupos que só acessam a internet pelo celular são as classes consideradas minoritárias. O grupo que possuem outros meios de acesso à internet ainda são considerados os de classe média e os grupos de elite.
O motivo dessa desigualdade se reflete nos padrões sociais já conhecido do país, assim como em outras esferas da sociedade: o alto custo dos dispositivos é um dos principais empecilhos, assim como a baixa remuneração salarial; a necessidade de investir o dinheiro nas coisas básicas do dia a dia, como alimentação e quitação das contas. Podemos notar também que muitos desses aparelhos de celular desses grupos têm acesso bastante precário, isto é, modelos ultrapassados; velocidade reduzida de internet pelo sinal das regiões ser quase inexistente.
Com a implementação do 5G e o alcance cada vez maior de cabos e fibra óptica, a tendência é que o acesso a conexão estejam cada vez mais presentes no lares brasileiros. Atualmente foi levantado que, aproximadamente, 36 milhões de pessoas não têm acesso à rede. Vale a menção que a internet está presente em 60 milhões dos lares brasileiros, ou seja, o Brasil é o 5° país com mais acesso de usuários no mundo.
Foto Destaque: (Reprodução)