Todo mundo um dia já sonhou em viajar para o exterior algum dia, seja para passar um tempo ou para morar de vez. O que muitas vezes pode ser chato são países que pedem um visto para entramos em seus territórios, sendo o maior exemplo os Estados Unidos.
Aqui no Brasil nós nos baseamos na reciprocidade de países que exigem o nosso visto e também exigimos deles, estão nessa lista turistas de EUA, Austrália, Canadá e Japão, este último divulgou, neste sábado, através do Ministério das Relações Exteriores, que está estudando a possibilidade de acabar com a exigência de visto para brasileiros que forem ficar pouco tempo em seu país após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês. Durante o governo Bolsonaro a exigência de visto para aqueles países foi revogada.
Encontro do presidente Lula e primeiro-ministro do Japão Fumio Kishida durante o G7. (Foto: reprodução/ Instagram/ @lulaoficial)
Agora aqui vão alguns destinos que você pode ir sem precisar passar por essa burocracia. Aqui na América do Sul é possível conhecer todos os países. No Chile, Peru e Argentina é possível ficar até 90 dias sem que necessite a autorização de entrada, na Colômbia são 180 dias. Alguns países esse tempo é menor como a Venezuela, onde o tempo é reduzido a 60 dias, e a Bolívia, a 30 dias. Basta um documento original com foto, como passaporte ou a carteira de identidade (RG), na maioria dos casos.
Já na Europa, em mais de 30 países, os cidadãos brasileiros têm direito a passar até 90 dias. Nesta lista podemos incluir Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália e Portugal. Já na Ásia temos esse privilégio nos seguintes países: Coreia do Sul, Hong Kong, Rússia, Tailândia e Turquia. Todos eles seguindo o mesmo padrão de tempo da Europa, três meses.
E agora que conhece destinos que não necessitam de visto para ir, é só programar a viagem e partir para aproveitar.
Foto destaque: Passaporte do Brasil. Foto: reprodução/ Polícia Federal