O setor de embarcações no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão, com o sul do País concentrando mais de 60% da produção nacional, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar). Além disso, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvesteSP) prevê que o setor de embarcações recreativas no Brasil terá um aumento de 200% na produção até 2025.
Com o turismo de aventura e a busca crescente por atividades ao ar livre, a demanda por embarcações de alta performance para a pesca esportiva, como caiaques, tem registrado aumento contínuo. Esse cenário de expansão impulsionou a estratégia da Milha Náutica Brasil, que aposta na inovação e na sustentabilidade como diferenciais competitivos.
O País tem enorme potencial de crescimento, e o sul desponta como o principal polo de fabricação de embarcações voltadas para o turismo ecológico, de aventura e pesca esportiva, atividades que têm mostrado crescimento expressivo nos últimos anos. Nesse contexto, a Milha Náutica Brasil, fabricante de caiaques e embarcações para pesca esportiva, anunciou a ampliação de suas operações, buscando fortalecer sua presença tanto no mercado interno quanto externo.
A Milha Náutica Brasil, com sede no Paraná, anunciou a ampliação de suas operações, estendendo sua presença a mercados internacionais como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Irlanda e Emirados Árabes. Isso reflete o potencial de crescimento do mercado global e turismo de aventura, setores que continuarão a crescer nos próximos anos, impulsionados pelo aumento da demanda por experiências ao ar livre.
Lincon Rafael Bernardi de Oliveira (Foto: reprodução/divulgação)
No Sul, onde a Milha Náutica está sediada, desempenha um papel central na indústria náutica, sendo responsável por mais da metade da produção nacional de embarcações. A proximidade com grandes mercados consumidores da América do Sul e a forte infraestrutura industrial tornam a região um polo estratégico para a expansão da empresa, que busca atender tanto a demanda interna quanto as oportunidades de exportação.
De acordo ao seu CEO, Lincon Rafael Bernardi de Oliveira. “O setor está em franco crescimento, visto que o turismo ecológico, o turismo de aventura e a pesca em si, são atividades que interessam muito aos brasileiros”, diz.
A empresa se destaca no mercado por sua abordagem inovadora, especialmente com o desenvolvimento do Power Drive System, o primeiro sistema de propulsão a pedal fabricado no Brasil, que equipa o caiaque PREDADOR 1290. Ele permite que os pescadores utilizem os pés para a movimentação, liberando as mãos para a atividade de pesca, otimizando a experiência e proporcionando maior eficiência.
Milha Náutica Brasil (Foto: reprodução/divulgação)
Outro destaque no portfólio da empresa é o caiaque IRON 1187, reconhecido por sua leveza e capacidade de adaptação a diferentes acessórios, oferecendo uma pescaria segura e confortável em diferentes ambientes.
A empresa expandiu sua linha de produtos com o Milha Boat, uma embarcação projetada para comportar motores de popa de até 10hp, voltada tanto para a pesca quanto para o lazer. Essa diversificação do portfólio permite à Milha Náutica atender a um público mais amplo e diversificado.
Com a adoção de práticas de produção sustentáveis, e utilizando materiais duráveis e tecnologias que minimizam o impacto ambiental, a empresa reforça o necessário compromisso com a sustentabilidade, especialmente em um momento de crescente conscientização ambiental por parte dos consumidores.
Embora o setor continue em ascensão, desafios relacionados à infraestrutura e regulamentação ainda são pontos críticos. Eventos como o Pesca & Companhia Trade Show, que movimenta milhões de reais e reúne milhares de visitantes a cada ano, indicam que a pesca esportiva tem potencial para crescer ainda mais, contribuindo para o turismo e a economia local.
Milha Náutica Brasil
E-mail: [email protected]
Site: milhanauticabrasil.com.br
Instagram: @milha_nautica_brasil