Nesta quinta-feira (25), em algumas regiões do Brasil pode-se encontrar em postos de gasolina o litro do combustível sendo vendido por R$3,69. O desconto considerável, que foi visto no estado do Rio Grande do Sul, está ligado ao Dia Livre de Impostos (DLI) que é uma iniciativa criada pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
De acordo com a Petrobras, o preço atual do litro da gasolina está na faixa de R$5,66. Com isso, 23% do valor final da gasolina que é vendida nos postos está ligada aos impostos, que desses, 16,8% fazem parte das cobranças estaduais e os outros 6,2% das cobranças federais.
Segundo os organizadores da ação, o objetivo do Dia Livre de Impostos é que a população se conscientize sobre as “altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados”.
(Foto: Posto de gasolina Petrobras. Reprodução/ Thiago Gadelha/ Diário do Nordeste).
A ação Dia Livre de Imposto
Nessa 17ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) está contando com a presença de mais de 50 mil empresas pelo Brasil. A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, afirma que essa ação oferece ofertas em até 70% dos valores finais dos produtos.
Essa ação está voltada e envolve diversos setores varejistas, abrangendo desde postos de gasolina como até restaurantes, lojas de vestuários, casa & construções etc.
O Guilherme Colares, presidente da Câmara de Dirigentes Jovem de Fortaleza, argumenta que “a ação é importante para que as pessoas percebam o problema da alta taxa de impostos, e não só aproveitem os descontos, mas que estejam atentas ao cenário econômico”.
“A reforma tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país e para o desenvolvimento econômico” completa José César da Costa, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que deixa em evidência a necessidade da reforma tributária.
Foto Destaque: Abastecimento. Reprodução/ Zul Digital.