Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da república, pode ser convocado na CPMI que está investigando os atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro em Brasília. A possibilidade foi criada pela relatora da comissão, Eliziane Gama (PSD-MA), ao dar uma entrevista a Folha de São Paulo.
“Há possibilidade de ele [Jair Bolsonaro] vir. Isso é um fato. De novo, pode ser também que não venha. Nós temos 180 dias. Então eu acho que, nesses dois primeiros meses, é importante tomar pé da situação. O que você tem. E depois partir. [Mas] se tiver que fazer uma ação mais ostensiva, sim. Se tiver que chamá-lo, nós vamos chamar. Até porque é absolutamente possível disso acontecer, né?”, explicou a senadora.
A senadora afirmou ainda que existe maior possibilidade de convocar nomes que rodeiam Jair Bolsonaro, como o ex-ministro de Justiça, Anderson Torres, que foi preso após os atentados golpistas. O governador do DF que chegou a ser afastado após os atentados, Ibaneis Rocha (MDB), também está na mira das autoridades e deve ser convocado para depor.
“No caso do governador do DF há uma possibilidade de fato, né? Há algumas definições em nível de Supremo, mas ele é investigado, o governador de Brasília. Tem uma diferença. […] Tem possibilidade real disso acontecer”,
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O "herói" dos terroristas que invadiram a Praça dos 3 Poderes, em Brasília. <br>Eles pediram CPMI? <br>Agora vão ter <a href=”https://t.co/vRjZYxrJaw”>pic.twitter.com/vRjZYxrJaw</a></p>— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) <a href=”https://twitter.com/SergioAJBarrett/status/1662941029236875271?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 28, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Vídeo gravado por golpistas em brasília. Reprodução: Twitter/@SergioAJBarret
Sobre Torres, a senadora foi mais enfática: “É um nome que também será ouvido. Até pela função dele. Naturalmente será ouvido. Até acredito que será logo”, disse. “É um nome que será ouvido com toda certeza”, reforçou Eliziane.
Ainda durante a entrevista, a senadora disse que os militares de alto escalão também devem ser convocados para depor na CPMI. Ela reconheceu ainda que existe a possiblidade de convocar pessoas que integram o atual governo, buscando responsabilizar eventuais omissões que ocorreram nos atos terroristas em Brasília.
“Se tiver alguém que deveria ter agido dentro da estrutura do governo atual e não agiu, ele tem que ser responsabilizado. Agora, dizer hoje que isso é real, eu não posso dizer. Até porque eu não tenho elementos que me subsidiem”, finalizou a senadora Eliziane.
Foto destaque: Jair bolsonaro e Mauro Cid. Reprodução: OGlobo