A Apple pretende revelar um novo óculos de realidade mista, que integra um mundo real e o virtual em uma mesma visão. A expectativa é que a apresentação aconteça na próxima semana, a partir do dia 05, durante a conferência anual de desenvolvedores de software (o WWDC) que acontece na própria sede da empresa. Segundo Mark Gurman, especialista em tecnologia em entrevista ao Bloomberg, a empresa da maçã já construiu uma área de testes do seu novo dispositivo. Gurman já é conhecido pelos seus palpites quase certeiros quando o assunto são os novos lançamentos da Apple.
A suposta área de teste estará localizada próximo ao campo de baseball e instrumentos de academia dos funcionários da própria empresa. Além disso, diversos conteúdos serão reproduzidos nos dispositivos acoplados nos olhos dos participantes como jogos, cenas de filmes e séries do Apple TV+ e ainda uma versão VR do FaceTime. Mark Gurman especula ainda que o lançamento pode ocorrer entre o final deste ano e os dois trimestres de 2024. A expectativa é que o mais novo óculos de realidade aumentada da maçã seja mais potente e caro do que o Playstation VR 2, que é um dos melhores atualmente.
Rumor do novo óculos da Apple. Reprodução/NotebookCheck
Há rumores entre os especialistas de tecnologia de que o CEO da Apple, Tim Cook, e o da Meta, Mark Zuckerberg, estão competindo entre si pelo futuro mercado consumidor de realidade virtual e mista. A Meta já saiu na frente publicamente, e vêm investindo bilhões de dólares nos últimos anos no que Zuckerberg chamou de “Metaverso”, um mundo digital paralelo ao real, onde as pessoas podem ter outra vida, se reunindo para trabalhar e se divertir, etc. Já a Apple tem feito isso de forma “discreta”.
Para assistir ao WWDC, a Apple costuma transmitir o primeiro dia do evento em sua conta oficial no Youtube, pelo Apple TV+ e no seu aplicativo oficial para desenvolvedores. Durante a semana são feitas apresentações de outros produtos da marca como as novas versões do Mac, iPhone, o IOS 17 e Watch OS 10.
Foto destaque. Escritório da Apple. Reprodução: Aleksandar Nakic/Getty Images