Durante uma reunião com os funcionários da Meta na quinta-feira (8), Mark Zuckerberg compartilhou suas primeiras impressões sobre o Vision Pro, os novos óculos de realidade mista da Apple. Sem surpresa, o CEO expressou críticas em relação ao preço do dispositivo. Poucos dias antes da apresentação do Vision Pro, Zuckerberg já havia revelado os óculos Meta Quest 3, e fez uma comparação com o concorrente.
“[O Vision Pro] custa sete vezes mais [que o Quest 3] e requer tanta energia que você precisa de uma bateria e um fio ligado a ele para usá-lo”. Ele também destacou a diferença de experiência, afirmando que o dispositivo da Meta é projetado para ser ativo e permitir a realização de atividades, enquanto a apresentação da Apple mostrava alguém sentado com pouca movimentação.
No entanto, o sucesso do Vision Pro pode ser melhor medido não pela quantidade de pessoas que o compram, mas sim pela quantidade de pessoas que simplesmente o experimentam. Lembrando que a Meta possui apenas 1 loja física localizada em Burlingame, Califórnia cidade próxima a San Francisco, enquanto que a Apple, está presente com mais de 520 pontos de venda em todo o mundo.
Apesar das críticas, Zuckerberg mencionou que a competição o deixou animado e otimista sobre o trabalho que eles estão realizando na Meta, que parou de investir pesado no Metaverso para investir na divisão de games usando realidade virtual. Porém, os dados não são tão favoráveis já que, apesar da Meta ter vendido 20 milhões de unidades do Quest, apenas 50% destes continuam em uso após 6 meses da compra, segundo fontes do jornal Washington Post.
A falta de engajamento, pode ser atribuída ao fato dos usuários preferirem usar softwares de realidade virtual de terceiros – presumivelmente outros jogos e aplicativos sociais como o VRChat – em vez do próprio aplicativo de metaverso da Meta, o Horizon Worlds.
Foto Destaque: Mark Zuckenberg CEO da Meta e Tim Cook CEO da Apple. — Reprodução/ Instagram