Sampaoli completa 2 meses à frente do Flamengo com ótimos números pelo clube carioca

Bruno Magalhães Por Bruno Magalhães
4 min de leitura

O técnico argentino Jorge Sampaoli completou dois meses de Flamengo neste sábado (17) e em entrevista a FLA TV , o treinador afirmou que chegou ao clube determinado a colocar na cabeça de seus comandados uma mentalidade de que a equipe necessita em fazer um jogo agradável aos olhos de sua torcida. Além de falar que é contra o termo “ganhar por ganhar”, deixou claro que é um apaixonado pelo futebol.

“Não quero que o tempo devolva a bola ao rival ou que perca a posse no jogo. A bola é minha. A bola é um elemento que amei na minha infância e que amarei em toda a minha vida. Não quero que outra tenha, eu quero tê-la. Quero ter a bola sempre” , disse o argentino.

Esse estilo do técnico argentino tem se refletido nos números, nos quais em uma análise feita por Victor Nicolau , do canal “Falso Nove” , o Flamengo teve um aumento significativo em sua posse de bola, troca de passes e no índice de acerto no último fundamento desde a chegada de Sampaoli. O gravado feito por Victor exclui duelos contra adversários de um certo nível inferior, em comparação ao clube carioca. Com isso, não considerando a goleada por 8 a 2 frente ao Maringá, sob comando de Sampaoli; e jogos de menor importância contra adversários mais humildes do Campeonato Carioca, isso sob o comando de Vítor Pereira.

Os dados mais notórios de evolução da equipe foram em relação à média de posse de bola, que aumentou de 51,72% com Vítor Pereira para 58,57% ; a média do número de passes por jogo pulou de 438,07 para 525,07 ; além da mudança significativa em relação aos gols esperados de 1,53 para 1,83 por jogo.


Comparação feita pelo canal “Falso Nove” de Sampaoli e Vítor Pereira em jogos contra rivais da Série A e da Libertadores. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Com o argentino no comando, a equipe passou a finalizar menos, devido ao método de Sampaoli ser adepto de uma construção mais trabalhada para se chegar ao gol; com isso, diminuindo também o número de cruzamentos e contra-ataques, já que sempre prioriza em ficar com a posse de bola e ser um time mais ofensivo, ao invés de um time reativo.

O site Footstats ratifica o levantamento feito pelo “Falso Nove” apontando também que o Flamengo é o terceiro time com menos cruzamentos no Campeonato Brasileiro, com 202 bolas alçadas na área em 10 jogos. Já que Sampaoli tem conseguido implementar seu estilo de jogo que combate o chuveirinho na área, esse número vem diminuindo a cada rodada. Outros dados importantes são que o Flamengo aumentou seu número de gols e reduziu a média de gols sofridos com Sampaoli.

Agora se considera os totais, com isso, incluindo os jogos contra vezes mais acessíveis, Sampaoli também tem números de superioridade à Vítor Pereira, com 34 gols pró e 16 sofridos em 16 jogos, onde sob o comando do português, foram 36 marcados e 24 sofridos em 18 partidas.

 

Foto destaque: Técnico Jorge Sampaoli. Reprodução/Getty Images.

Deixe um comentário

Deixe um comentário