Entenda o conceito de alta-costura na indústria da moda

Yasmin Martins Por Yasmin Martins
3 min de leitura

A alta-costura é o nome da indústria da moda para peças artesanais e de altíssima qualidade. Os itens são tão exclusivos que eles nem existem no Brasil, só é possível encontrá-los na França, com pedidos por medida. É por isso também que a semana de alta costura acontece todo ano em Paris. 

A origem veio da maison Worth, fundada em 1858 por Charles Frederick Worth. O designer revolucionou o mercado da moda, ele é o responsável por diversos conceitos que existem até hoje, como a apresentação das coleções duas vezes ao ano (primavera/verão e Outono/Inverno) e a utilização de modelos vivas para mostrar as peças.

Tendo isso em vista, é importante ressaltar que roupas de luxo não são necessariamente alta costura. Itens de alta costura são artesanais, exclusivas e com materiais de muita qualidade. Segundo Carol Garcia, pesquisadora e consultora de moda: “Existe uma confusão entre marca de alto luxo e alta-costura. Para uma marca de moda ser considerada como tal, ela precisa seguir diretrizes rigorosas estabelecidas pela Chambre Syndicale de la Haute Couture Parisienne.” 


Roupa do desfile de alta costura 2023 da Schiaparelli. (Reprodução/Instagram/@schiaparelli)


Entre os critérios que precisam ser seguidos estão: designs personalizados e produção sob medida, já que as peças produzidas devem ser feitas para cada cliente individualmente, com ajustes e detalhes precisos ao corpo de quem encomendou. A marca também precisa ter um ateliê em Paris para a criação e produção das roupas e determinada quantidade de peças, podendo variar de acordo com a temporada. 

“As maisons devem ter uma equipe altamente qualificada, incluindo costureiros, bordadeiros, modelistas e outros artesãos especializados, capazes de manufaturar as peças de alta qualidade com habilidades excepcionais”, relatou Carol. A empresa precisa empregar um número específico de funcionários e ter uma parcela de clientes internacionais. Algumas marcas que são consideradas de alta costura são Versace, Schiaparelli, Valentino, Chanel, Dior, Givenchy, Fendi, Elie Saab, Zuhair Murad, entre outras. 

A haute couture desempenha uma função ilustre quando ligada a criação e sustentação de uma maison, uma casa de alta-costura. As coleções são apresentadas em grandes desfiles, repletos de famosos, o que resulta em uma grande exposição. Consequentemente, ocorre um aumento no interesse em outros produtos “mais acessíveis” das grifes, como perfumes, maquiagens e acessórios.

Foto destaque: Desfile de alta costura da coleção verão/inverno 2020. Reprodução/ Prestigeonline

Deixe um comentário

Deixe um comentário