Casa de Criadores 57 inicia com show de balé de Le Benites
Designer trouxe balé contemporâneo, além de muita moda e estilo numa abertura performática, sensorial e estética que agitou a Casa de Criadores
Nesta quarta-feira (3), começou a 57ª edição da Casa de Criadores, evento de moda que vai dominar o Centro Cultural de São Paulo até o dia 10. A apresentação de abertura, assinada pelo estilista Leandro Benites, chamou a atenção do público pela sua parceria com a Cisne Negro Companhia de Dança.
A coreografia apresentada durou cerca de trinta minutos, conquistando a passarela com os seus bailarinos. A estética escolhida foi a de Climax, de Gaspar Noé, com trocas de figurino, movimentos frenéticos e uma espécie de “colapso energético” controlado.
Balé e academia
A coleção apresentada levou para o desfile peças universais da dança, com tutus e formas estruturadas, que se misturavam a elementos esportivos inspirados no universo da academia. O resultado? Silhuetas que beiram ao delicado e ao forte ao mesmo tempo, recortes estratégicos, detalhes metálicos, listras e grafismos que se tornaram característicos do repertório estético de Benites.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo de Lê Benites sobre a apresentação (Vídeo: reprodução/Instagram/@cisnenegrocia)
Outra marca registrada do designer é o upcycling, que faz sucesso entre as grifes há algum tempo. A tendência apareceu como protagonista nas passarelas, com peças de coleções antigas reconstruídas para serem incorporadas a novos looks, assim como itens de lingerie colecionados por Benites com o passar dos anos. Dessa combinação que parece improvável, temos vários elementos que migram da intimidade para o espetáculo, como cuecas velhas costuradas com cinta-liga. A trilha sonora também misturou esse novo e velho com maestria, criando um ambiente que oscilava entre suor e sonho.
A nova edição da Casa de Criadores
Mais do que só uma abertura de temporada, Le Benites abriu um manifesto visual que celebra o corpo como espaço de invenção e criação. A Casa de Criadores reúne 57 participantes de diversas regiões do Brasil. São 39 marcas desfilando e 15 expondo seus trabalhos, reafirmando o compromisso do evento com a moda autoral e independente.
Entre os destaques desta edição estão a estreia da etiqueta Trama Afetiva, assinada por Jackson Araujo, e o segundo desfile de Fábia Bercsek desde seu retorno às passarelas. Nomes veteranos como Rober Dognani, Felipe Fanaia, Vivao Project e Nalimo também integram o calendário.

Performance de abertura da Casa de Criadores 57 (Foto: reprodução/Instagram/@casadecriadores)
A programação paralela inclui duas exposições — Qual moda para qual mundo? e Do monstro híbrido ao corpo regenerativo, da própria Trama Afetiva — além de um ciclo de palestras pela professora e pesquisadora Carol Barreto, da UFBA. O evento ainda promove a segunda edição da Oficina Crie Moda Autoral Trans Forma.
