Tropas ucranianas pressionam invasores russos em Bakhmut, no leste do país, recuperando diversos territórios que antes estavam sob domínio da Rússia. Segundo o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Andriy Kovalov: “Na área (da vila de) Klishchiivka eles tiveram sucesso parcial, eles estão se entrincheirando nas linhas alcançadas”, disse ainda: “O inimigo está resistindo fortemente, usando reservas e sofrendo pesadas perdas”.
Estado Maior da Ucrânia, também relatou que as tropas ucranianas também estão resistindo aos ataques da artilharia e aeronaves russas em duas aldeias: Orikhovo-Vasylivka e Bohdanivka.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também pede mais sistemas de defesa aérea, enquanto se intensifica a guerra em Bakhmut, pois a Rússia tem como apoio drones.
Presidente Volodymyr Olexandrovytch Zelensky em reunião com europeus (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
“Infelizmente, o nosso Estado ainda não possui sistemas de defesa aérea de qualidade suficiente para proteger todo o nosso território e abater todos os alvos inimigos”, disse o Presidente Volodymyr Zelensky. Ele diz ainda que a Rússia se aproveitou enquanto algumas áreas em Bakhmut estavam desprotegidas e irá fazer “o possível e o impossível” para proteger toda a cidade.
Objetivo do presidente da Ucrânia é que “o escudo aéreo ucraniano seja capaz de proteger todo o território do terror russo e, no futuro, tornar-se a base do escudo aéreo europeu”, afirmou.
Soldados em guerra. (Foto: Reprodução/Folha PE)
Apesar das tropas ucranianas avançarem, a retomada da cidade tem sido lenta. Oleksandr Pavliuk, Vice Ministro da Defesa ucraniano, diz que na manhã desta segunda feira (03), recuperaram cerca de 37km² de território das as forças russas.
Reconstrução de Kharkiv
Cidade Kharkiv em destroços. (Foto: Reprodução/O Globo)
Em Kharkiv, alguns habitantes estão tentando reconstruir as casas utilizando os destroços de guerra. Depois de seis meses de guerra e de intensas batalhas, a aldeia de Dovhenke se encontra totalmente destruída e sem a maior parte da população.
Foto destaque: Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. Reprodução: Brasil de Fato.