Não-monogamia: romances além dos limites tradicionais

Isadora de Oliveira Silva Por Isadora de Oliveira Silva
3 min de leitura

O que é não-monogamia? A não-monogamia é um tipo de relacionamento onde um casal pode se envolver romanticamente com outras pessoas, além do parceiro principal. É importante ressaltar que existem diferentes formas de não-monogamia e as regras são estabelecidas por cada casal que praticar essa forma de relacionamento, e, abrange diversos modelos consensuais de relacionamentos baseados na não exclusividade afetiva e/ou sexual. 

Exemplos de não-monogamia são:

1- Relacionamento aberto, duas pessoas estabelecem uma exclusividade afetiva, mas permitem a liberdade sexual com outras pessoas. Isso permite explorar diferentes experiências sexuais fora do relacionamento principal, enquanto ainda mantém uma conexão emocional.

2- O amor livre, há liberdade tanto sexual quanto afetiva entre os parceiros. Todas as partes têm a liberdade de se relacionar com outras pessoas sem a necessidade de permissão, buscando novas conexões e relacionamentos da forma que desejarem, sem restrições emocionais ou sexuais.

3- O poliamor, três ou mais pessoas estão emocional e sexualmente envolvidas entre si. Essas relações podem ser “fechadas”, com exclusividade entre os envolvidos, ou “abertas”, permitindo que também se envolvam com pessoas fora do relacionamento principal. O poliamor se baseia na ideia de amar e construir relacionamentos duradouros com várias pessoas.


Casal não-monogâmico (Foto/Reprodução/Cottonbro Studio por Pexels)


As pessoas que escolhem relacionamentos não-monogâmicos valorizam a independência em suas interações românticas e sexuais. Esse tipo de envolvimento romântico reconhece que é possível vivenciar o amor com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todas as partes concordem e sejam honestas. Nesse contexto, tenta criar relacionamentos livres de restrições e posses, permitindo que cada pessoa explore suas conexões emocionais e sexuais sozinha.

Mas pode haver traição em um relacionamemto não-monogâmico? A resposta é sim, a traição também pode ocorrer nesses relacionamentos se os acordos feitos pelo casal não forem respeitados. Ela está diretamente relacionada à falta de diálogo e à desonestidade na comunicação, por isso, para que os relacionamentos sejam saudáveis para todos os envolvidos, é importante que tenham uma base sólida de confiança e respeito. É importante que todos os parceiros estejam dispostos a ouvir e entender as necessidades e limitações de cada um, criando assim um ambiente seguro, acolhedor e de mente aberta. E também é necessário a compreensão e respeito de todas as pessoas na sociedade.

 

Foto Destaque: Representação de casal não-monogâmico. Foto: Reprodução/Cottonbro Studio por Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário